A edição 2017 da Ação Nacional Febrac, organizada pelo Sindicato das Empresas do Asseio e Conservação do Estado do Paraná, SEAC-PR, levou à Rua XV de Novembro, em Curitiba, um grande espetáculo da limpeza. O calçadão, que recebe por dia milhares de turistas e moradores da capital desta vez levou uma equipe de quase 80 pessoas que, durante toda a madrugada do dia 15, realizaram a limpeza profissional do trecho que compreendeu o início do calçadão, em frente à Rua XV, até a Boca Maldita.
“É uma ação que trabalha o resgate da cidadania, com o envolvimento de diversos parceiros e profissionais empenhados em trazer para Curitiba o valor da limpeza profissional”, garantiu Adonai Arruda, presidente do SEAC-PR.

Equipes realizaram a retirada de chicletes grudados no calçadão

Cerca de 10 empresas do setor participaram do evento, disponibilizando suas equipes, e o trabalho, que teve início às 23h estendeu-se até as 03h45, realizou ainda a retirada do lixo das 40 lixeiras existentes em toda a extensão da Rua XV. “Planejamos o evento em todos os detalhes para que não houvesse nenhuma intercorrência. Mesmo com uma área tão grande quanto a rua XV, o evento foi um sucesso e a mudança foi visível, ficamos bem satisfeitos com o resultado”, contou Maria Letizia Marchese, diretora da Fundação do Asseio e Conservação do Estado do Paraná, a FACOP, e que coordenou o evento.
Com grande repercussão na mídia, o evento trouxe aos lojistas um calçadão renovado. “O que mais fez diferença foi o cheiro, antes a gente sentia um mau-cheiro, hoje está uma delícia, mais limpo, sem aquele limo todo”, afirmou Jéssica Quadros, que trabalha em uma grande loja de roupas na XV.

Equipes se dividiram: turma de varredores

A Ação contou com grandes apoiadores, como a Associação Comercial do Paraná (ACP), que, além de orientar os lojistas, deu todo o auxílio às equipes de limpeza e ainda está realizando uma campanha de doação de brinquedos para serem distribuídos aos filhos dos trabalhadores no mês das crianças. “Um ambiente limpo e em ordem motiva as pessoas a virem ao centro da cidade, estimulando o comércio local. Então esta é uma ação muito valiosa para a ACP”, garantiu Camilo Turmina, vice-presidente da Associação.
A Prefeitura de Curitiba também foi grande parceira, concedendo segurança por meio da Guarda Municipal, e com um trabalho prévio realizado pela FAS com os moradores de rua do local. Também a Secretaria de Meio Ambiente auxiliou com a cessão de trabalhadores para a ação e com dois caminhões-pipa. A Sanepar também concedeu caminhões-pipa para o evento. “As parcerias são muito importantes em eventos deste porte. Ao envolver as diferentes entidades, unimo-nos para um bem maior, que é a manutenção da cidade”, reforçou Adonai Arruda.

Os trabalhadores chamaram a atenção de quem passava pelo local

Outros grandes parceiros foram o Siemaco, que representou os trabalhadores do setor, e duas grandes empresas internacionais de produtos e equipamentos para limpeza, Spartan do Brasil – que concedeu o produto utilizado durante a ação – e a Karcher – maior fabricante de equipamentos de limpeza profissional do mundo, que concedeu as máquinas utilizadas durante a limpeza.

VAGAS DE EMPREGO PcD
Após a limpeza, no sábado das 09h às 13h, a equipe da Central de Empregos da FACOP realizou o cadastramento de currículos de profissionais com deficiência que têm interesse em entrar para o setor do asseio. Foram levadas mais de 100 ofertas de empregos e diversos profissionais procuraram o estande da Central para cadastrar seu currículo. “É uma forma que temos de recrutar esses profissionais. O setor do asseio, apesar da crise, sempre oferece vagas com muitos benefícios. E, mesmo que a ação tenha acontecido em apenas um dia, a Central de Empregos da FACOP está sempre esperando esses profissionais”, explicou Kelly Gutervil, supervisora de RH da Central de Empregos.
O endereço da Central de Empregos é Rua Duque de Caxias, 255, bem no centro de Curitiba. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 09h às 17h.