Artigo de Ariane Navas Fruxo de Farias – Professora e Coordenadora do Curso Técnico em Segurança do Trabalho do CEPNKA/FACOP e Engª de Produção e de Segurança do Trabalho

A Campanha “Abril Verde” tem como marco o dia 28 de abril. Nessa data acontece o “Dia Mundial em Memória das vítimas de acidentes e doenças ocupacionais”, que homenageia os 78 trabalhadores que morreram no acidente em uma mina no estado da Virgínia (EUA) em 1969.

Essa data simboliza o pensar, o agir, o prevenir e, principalmente, sobre o que pode ser feito para melhorar a vida de cada trabalhador. Seja no Brasil ou no mundo.

Todos nós, profissionais, professores e alunos do curso Técnico de Segurança do Trabalho da escola técnica CEPNKA e do SESMT Coletivo da FACOP, abraçamos o “Abril Verde”, porque sabemos que essa campanha é muito importante e que o nosso papel pode transformar vidas por meio do conhecimento, do compartilhamento das informações e das nossas experiências na segurança do trabalho.

Baseado nisso, acreditamos que o conhecimento associado à prática, faz diferença dentro e fora do ambiente de trabalho e, por isso, queremos compartilhar uma informação sobre luvas e os benefícios que seu uso oferece ao trabalhador.

As luvas são consideradas, de acordo com a Norma Regulamentadora 06 (NR-06), Anexo I – item F.1, equipamentos de proteção individual (EPI), sendo assim, torna seu uso obrigatório em diversas atividades laborais.

Um dos setores em que o uso da luva é indispensável é o do Asseio e Conservação, pois os trabalhadores desse setor estão constantemente expostos a agentes biológicos, físicos e, principalmente, químicos. O uso das luvas pode minimizar ou até mesmo eliminar a possibilidade de contaminação por parte desses agentes, ou seja, elas protegem o trabalhador contra doenças que possam ser adquiridas pelo contato com algum produto químico, área contaminada e pela exposição a materiais extremamente frios ou quentes, por exemplo.

O mercado fornecedor disponibiliza diversos modelos de luvas que podem ser utilizados nas atividades que envolvem limpeza e conservação, seja o trabalho realizado manualmente ou com uso de equipamentos (como as máquinas lavadoras e polidoras de pisos). Alguns dos modelos indicados ao segmento são:

  • Luvas látex: são para uso geral, por serem impermeáveis evitando o contato com a umidade, líquidos ou produtos nocivos a pele;
  • Luvas neoprene: resistentes a alguns produtos químicos e também a corte, abrasão, pérfuros cortantes e temperaturas adversas;
  • Luvas nitrílicas: utilizadas em atividades com produtos químicos, são impermeáveis, contribuem na absorção do suor e facilita a higienização e secagem, além de proporcionar certa sensibilidade tátil.

Nem sempre o uso do EPI é agradável, tão pouco confortável, mas é de extrema importância porque ele vai garantir a menor exposição possível do trabalhador ao agente nocivo.

Cabe as empresas escolher o modelo mais apropriado para cada atividade, disponibilizar o tamanho que seja ideal para cada trabalhador e apresentar os benefícios adquiridos com o uso da luva. E cabe ao trabalhador fazer o uso correto desse EPI. No final, o resultado será mais saúde e segurança dentro do ambiente de trabalho.

Vale ressaltar que essas informações sobre o uso das luvas, ou outras sobre Segurança do Trabalho, não precisam ficar somente no ambiente laboral, elas podem “ultrapassar os muros das empresas”. Podem ser aplicadas em casa ou na comunidade, gerando aprendizado, segurança e bem-estar a todos.