Alguma vez você já ligou a TV e se deparou com uma notícia de acidente do trabalho? É bem provável que sim. E quando isso acontece, a sensação é sempre de pesar, ainda mais se o acidente resultou na morte do trabalhador. E a pergunta que fica é: poderia ser evitado?

Cada acidente do trabalho ajuda a engrossar uma estatística preocupante e seus reflexos atingem o trabalhador, sua família, a empresa, o Judiciário, e Previdência Social.

Uma das principais fontes de consulta sobre dados de acidentes de trabalho no Brasil vem do Ministério da Fazenda, que todos os anos publica o Anuário Estatístico da Previdência Social (AEPS), pois a Previdência Social é a responsável pelo pagamento de benefícios oriundos dos acidentes de trabalho, como o auxílio-doença acidentário, aposentadoria por invalidez e pensão por morte.

Segundo dados do Anuário Estatístico de 2015, houve uma redução de 13,99% no número de acidentes entre os anos de 2015 (612,6 mil) e 2014 (704,1 mil). Comparando 2014 com 2013, o decréscimo foi de apenas 2,97%.

Os homens continuam sendo as maiores vítimas dos acidentes típicos, com participação de 70,32% e as mulheres com 29,67%. Outro dado que chama a atenção é a faixa etária dos acidentados: a maior incidência de acidentes foi de trabalhadores entre 25 a 34 anos. Já nas doenças de trabalho, a faixa de maior incidência foi a de 30 a 39 anos. Os óbitos diminuíram de 2.819 em 2014 para 2.502 em 2015. Mas mesmo assim, os números ainda são muito altos.

E como podemos evitar esses acidentes?

É aí que entra um profissional que tem como missão diminuir esses números: o TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO. É este profissional que atua diretamente na prevenção e na análise de riscos ocupacionais, trazendo bem-estar e segurança ao trabalhador. No CEPNKA, a Escola Técnica da FACOP, os alunos que optam por este curso aprendem na teoria e na prática a melhor maneira de evitar esses acidentes.

Para entender melhor o universo da segurança do trabalho e quem sabe seguir uma carreira profissional nesta área, venha fazer o nosso Curso Técnico em Segurança do Trabalho. Ligue (41) 3699-0090 e informe-se.

Se você se interessou pelos números que divulgamos, consulte o Anuário Estatístico no endereço: http://www.previdencia.gov.br/wp-content/uploads/2015/08/AEPS-2015-FINAL.pdf