Pelo terceiro ano consecutivo, o Centro de Educação Profissional Nahyr Kalckmann de Arruda, o CEPNKA, foi reconhecido por suas práticas inovadoras na educação. A escola da FACOP foi duplamente premiada no Prêmio de Práticas Inovadoras em Educação: enquanto o projeto denominado “Curso de Biossegurança: Vivência da Prática Microbiológica na Formação de Profissionais de Limpeza” ficou em terceiro lugar na categoria Cursos Livres, a “Lavação da Rua XV – Espaço de Protagonismo para Alunos” recebeu o primeiro lugar na categoria Educação Profissional.

A lavação da Rua XV aconteceu no dia15 de setembro de 2017, com o objetivo de disseminar a limpeza profissional. A ação envolveu trabalhadores do setor do asseio e conservação, bem como alunos dos cursos Técnico em Segurança do Trabalho e Bombeiro Profissional Civil. Os alunos foram responsáveis por planejar e administrar toda a ação — que ocorreu com sucesso —, e puderam aliar a teoria aprendida em sala de aula com a prática real da profissão.

No total, a ação contou com 97 participantes, 375 litros de produtos diluídos e aproximadamente 15000m² de rua higienizados

Já o Curso de Biossegurança, que capacitou mais de 600 alunos, está presente na formação de limpeza profissional da FACOP e aborda itens como conceitos básicos da biossegurança, espécies de micro-organismos e agentes patogênicos, contenção biológica, gerenciamento de resíduos, vigilância sanitária e asseio pessoal, visando à saúde do homem, dos animais e a preservação do meio ambiente durante o desempenho da função de agente de limpeza.

Alunos realizando uma Oficina de Trabalho (Workshop) pela atividade participativa, que envolve a manipulação de meios de cultura, preparação de lâminas e observação de microrganismos vivos, não patogênicos, e células em microscópio óptico

”Os prêmios validam a ação educacional do CEPNKA, sempre focado na busca por resultados que tragam qualidade laboral e principalmente de vida para os alunos. Muito gratificante”, conta Maria Letizia Marchese, diretora pedagógica do CEPNKA.

Em 2016, o Programa de Formação para Agentes de Limpeza ficou em segundo lugar na categoria Cursos Livres. Já em 2017, tivemos uma dobradinha de prêmios: os projetos intitulados “Transposição de Valores Institucionais na Formação de Alunos Trabalhadores do Setor do Asseio e Conservação” e “Projeto Interdisciplinar: A Disciplina que Traz a Vivência da Prática Científica para os Alunos do Curso Técnico em Segurança do Trabalho” receberam os primeiríssimos lugares nas categorias Cursos Livres e Educação Profissional, respectivamente.

Esta foi a 4ª edição do Prêmio de Práticas Inovadoras em Educação, promovido pelo SINEPE-PR, Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado do Paraná, que busca reconhecer os melhores projetos desenvolvidos pelas instituições privadas do estado. Neste ano, foram 53 projetos inscritos em seis categorias.