Entre os dias 18 e 22 de junho, aconteceu a 1ª Semana Acadêmica do Curso Técnico em Segurança do Trabalho do CEPNKA. O evento ocorreu no auditório da FACOP e contou com palestras e atividades práticas. Os professores e alunos puderam prestigiar uma verdadeira troca de experiências e novidades na área de Segurança do Trabalho.

Dia 18 – Nesta noite, o técnico de segurança do trabalho, Luiz Carlos Silva, dividiu com os participantes o conhecimento adquirido em mais de 30 anos de prática, trazendo situações vivenciadas em grandes empresas.

Dia 19 – Neste dia, foi realizada, com pipoca e refrigerante, a exibição do filme Horizonte Profundo, que conta a história real do maior acidente ambiental da história dos Estados Unidos, ocorrido em abril de 2010, na plataforma de perfuração Deepwater Horizon. Após o filme, alunos e professores discutiram sobre a sequência de erros que causou o acidente, de forma a despertar ainda mais a consciência pela segurança no trabalho.

Dia 20 – Na quarta-feira, a primeira palestra foi com a Profª Dra. Adriana Moreira de Lacerda, da Universidade Tuiuti, que falou sobre a PAIRO – Perda Auditiva Induzida por Ruído Ocupacional, as formas de prevenção e configuração da doença ocupacional, dando ênfase à participação de alguns agentes químicos, chamados de ototóxicos, na ocorrência de perda auditiva no local de trabalho. Na mesma noite, a engenheira de segurança, Claudia Chimelli, da empresa Volk do Brasil, apresentou particularidades e usos das máscaras para proteção respiratória e realizou um teste prático de vedação.

Engenheira Claudia Chimelli realizando teste de vedação de máscara de proteção respiratória

 

Engenheira Claudia Chimelli realizando teste de vedação de máscara de proteção respiratória

Dia 21 – Na quinta-feira, o Major QOBM Luiz Alberto de Lima, trouxe um assunto fundamental: as etapas de regularização de um imóvel junto ao Corpo de Bombeiros do Paraná. Ele explicou todo o processo, desde a elaboração e aprovação do projeto, instalação dos equipamentos de incêndio, solicitação de vistoria e, por fim, a obtenção do Certificado de Vistoria, detalhando a participação do Técnico de Segurança do Trabalho na garantia da segurança contra incêndios de uma edificação.

Major QOBM Luiz Alberto Lima orientando os alunos quanto ao processo de regularização imobiliária junto ao Corpo de Bombeiros do Paraná

Dia 23 – Na sexta-feira, os alunos do 3º período divulgaram a campanha do Junho Vermelho – mês dedicado à doação de sangue. Na sequência, eles assistiram uma palestra sobre técnicas de prevenção e combate a incêndios, que mostrou de forma dinâmica e divertida as atividades que o técnico de segurança do trabalho deve realizar na rotina de trabalho.

Bombeiro Civil Odenir em palestra sobre a atuação do Técnico de Segurança do Trabalho e a prevenção de incêndios

Também na sexta-feira, os estudantes tiveram um simulado de Primeiros Socorros, que envolveu todos os alunos do curso no papel de vítimas e socorristas, experimentando uma real situação de socorro, tensão, frieza e destreza no atendimento.

Alunos do curso técnico em exercício simulado de Primeiros Socorros

Para Rafael Berger, aluno do Curso Técnico em Segurança do Trabalho a semana foi muito importante para o seu desenvolvimento profissional. “Gostei muito da semana acadêmica, principalmente da palestra com o técnico Luis Carlos, que passou sua experiência de trabalho na área de técnico. O filme Horizonte Profundo me trouxe uma visão sobre a importância da comunicação no ambiente de trabalho. Nota 10, muito legal”, comentou. 

Já Lucas dos Santos, também aluno do curso, ganhou uma nova visão sobre a profissão. “Além abrir a nossa mente sobre gestão em segurança no trabalho, a semana acadêmica foi muito boa porque tivemos uma noção maior e um avanço no assunto. Vale ressaltar sobre o técnico de segurança Luiz Carlos, que considero uma referência a ser seguida. Sou muito grato por fazer parte da instituição e ter participado dessa semana”, disse. 

Além de debater sobre temas atuais e polêmicos, os alunos tiveram a oportunidade de ter contato com profissionais experientes na área de segurança do trabalho, os quais repartiram suas vivências, dificuldades e os motivos para se orgulharem de seus trabalhos.

Informações sobre o Curso Técnico em Segurança do Trabalho ofertado pela FACOP podem ser obtidas pelo telefone 3699-0090, ou pelo e-mail atendimento@facop.org.br.