O CEPNKA, a escola técnica da FACOP, recebeu, nesta sexta-feira (10), dois importantes prêmios para a educação no Paraná. Com dois projetos inscritos na premiação Práticas Inovadoras em Educação do Sinepe (Sindicato das Escolas Particulares do Paraná) o CEPNKA conquistou o primeiro lugar nas duas categorias em que concorreu: escola técnica e cursos livres.

Na categoria Cursos Livres, o projeto inscrito foi a transposição dos valores da FACOP para os cursos oferecidos aos profissionais do asseio. “Adaptamos a realidade dos trabalhadores e das empresas para uma grade totalmente voltada aos valores da Fundação, que incluem ética, respeito à diversidade, transparência, atitude ética e estética, entre outros, de modo que as expectativas de todos sejam atendidas e que o mercado tenha profissionais cada vez mais adaptados às necessidades do mercado”, explicou Maria Letizia Marchese, diretora pedagógica da escola e uma das responsáveis pelo projeto vencedor na categoria cursos livres. Junto com a diretora pedagógica, a coordenadora pedagógica Luci Ane Moro Rosa também foi uma das responsáveis pelo projeto.

A coordenadora pedagógica Luci Ane, e a diretora pedagógica Maria Letizia Marchese recebem o prêmio na categoria Cursos Livres.

Já na categoria Escola Técnica, os professores da FACOP Mário Guedes e Gisele Castilho receberam o prêmio de primeiro lugar pelo projeto interdisciplinar desenvolvido com as turmas do curso Técnico em Segurança do Trabalho. Presente em todos os semestres do curso, o projeto interdisciplinar tem como objetivo oferecer uma visão sistêmica do conteúdo apreendido e possibilita aos alunos realizarem trabalhos que normalmente são exigidos apenas em cursos de graduação e pós-graduação, como produção de artigos científicos, visitas técnicas, palestras, entre outros. “Esse é um dos grandes diferenciais do CEPNKA, uma prática científica que a maioria dos cursos técnicos não oferece. Por isso, este prêmio possui um valor muito significativo para a FACOP, pois é o reconhecimento de um trabalho feito com muita dedicação”, afirmou a executiva da FACOP, Cássia Almeida.

Os professores Gisele Castilho e Mário Guedes e a diretora pedagógica Maria Letizia Marchese recebem a premiação na categoria Escola Técnica

No total, o Sinepe recebeu 72 projetos nas cinco categorias existentes e, entre os avaliadores dos projetos estão mestres, doutores, professores e diversos outros especialistas em educação. “É muito gratificante receber este prêmio, sobretudo tendo em vista a representatividade do prêmio no estado. É um momento de celebrar e de reconhecer a diferença que a FACOP tem feito no dia a dia dos trabalhadores e estudantes que por aqui passam”, comemorou Cássia Almeida.

Este é o segundo ano consecutivo que a escola técnica da FACOP, o CEPNKA, recebe a premiação do Sinepe. No ano passado, o curso Agente de Limpeza recebeu o segundo lugar na categoria cursos livres.