Durante todo o dia 28 (sábado), os alunos que frequentaram a FACOP contaram com uma programação pra lá de especial. Já no início da manhã os cerca de 100 trabalhadores que se matricularam para os cursos puderam assistir à palestra com Tânia Gomez, presidente do Instituto Humsol, e que tratou de temas referentes aos cuidados com a saúde e, sobretudo, com o câncer de mama.

A presidente da ONG Humsol falou com cerca de 100 pessoas

Tânia encantou a plateia com sua alegria e, mesmo cedo, conseguiu com que os trabalhadores percebessem a importância de se cuidar. “Por ano, são mais de 58 mil casos novos de câncer de mama. É um número muito assustador, do qual um terço vai a óbito. Este é um tema que deve sim ser debatido com frequência”, disse ela.

Com uma palestra envolvente, a presidente da Humsol trouxe números, casos reais, histórias de vida, projetos realizados pelo instituto e até mesmo as melhores maneiras de se usar o lenço para aqueles pacientes que estão passando por tratamento. “O público da FACOP foi maravilhoso, muito receptivo às informações e tenho certeza que a partir de agora eles vão se comprometer ainda mais com a saúde”, disse Tânia.

Público participou ativamente da palestra

Para os participantes, a palestra foi muito motivante. “Muitas vezes a gente não tem essas informações, assim, é muito construtivo participar de eventos como esse, que mostra pra gente que a prevenção é o melhor caminho”, disse Imelda Araújo Silva, que está fazendo o curso de Agente de Limpeza. E, mesmo com um tema mais voltado à discussão da saúde da mulher, os homens também foram destaque, recebendo orientações sobre os cuidados com a saúde. “A palestra foi muito interessante. Eu já sabia que os homens também podem ter câncer de mama, mas tenho certeza que muita gente não sabia e, agora, com a palestra as pessoas passam a se cuidar mais”, disse Wandir Barbosa Júnior, aluno do curso de Bombeiro Civil na FACOP.

CURSOS ESPECIAIS

Além da palestra, os alunos puderam participar de uma grade de cursos diferenciada, com cursos bem diferentes dos oferecidos normalmente. Para os alunos do curso de limpeza, por exemplo, foi oferecido um curso de Maquiagem e Postura para o Ambiente Laboral, no qual as participantes receberam dicas de automaquiagem. “Estou amando o dia, está maravilhoso, nota mil. Uma programação diferenciada é bom porque acaba sendo diferente do sábado comum, fora que a gente não precisa se preocupar em fazer prova no final do dia”, brincou Maria Fernanda dos Santos Nickeele.

Maria Fernanda e Marilene durante curso especial

Já a colega de Maria Fernanda ressaltou a importância de eventos como o realizado pela FACOP. “O curso de maquiagem está sendo maravilhoso, parece um dia de princesa, mas a palestra também foi demais. Se pudesse ouviria a palestrante o dia todo. Minha cunhada vai começar o tratamento de um câncer e vou levar muitas informações para ela, com certeza”, contou Marilene Aparecida Rodrigues dos Santos.

Para a FACOP, o evento foi um sucesso e cumpriu com o seu objetivo. “Foi muito bacana ver o pessoal envolvido na palestra e nos cursos. A ideia era essa mesmo, trazer uma programação diferenciada como forma de trazer a reflexão sobre o Outubro Rosa e os cuidados com a saúde. Foi um dia especial para um público especial”, finalizou Cássia Almeida, executiva da FACOP.