Hoje a equipe FACOP participou da semana pedagógica do município de Almirante Tamandaré a convite do secretário de Educação e Cultura da cidade. Durante o evento, cerca de 150 diretoras e coordenadoras de escolas e CMEIs puderam ouvir mais a respeito de parceria, tema trabalhado durante o dia com os profissionais de educação que lá estavam presentes.

Durante a apresentação, além de falar sobre parcerias, profissionais da FACOP puderam trazer ao público um pouco mais sobre o conceito de limpeza trabalhado na fundação, além de processos, gestão de qualidade e sobre o processo pedagógico. “Fazer parceria é caminhar juntos. E é a soma de atitudes que garantem a transformação. Estar aqui hoje falando para todas essas profissionais é muito gratificante, pois temos certeza que a FACOP tem muito a contribuir não só com as escolas do município, mas sobretudo com cada profissional que está envolvido na educação das crianças”, afirmou Cássia Almeida, executiva da FACOP.

Para o secretário de educação e cultura, Juciê Parreira, a FACOP é um grande nome quando o assunto é parceria, e a ideia é aproximar o município de entidades privadas para que a administração possa cada vez mais trazer ações positivas para a área. “Para pensarmos num projeto de sociedade, não é possível envolver única e exclusivamente o estado. Para uma construção democrática, igualitária, é preciso ter o maior número de parceiros possíveis. A FACOP é uma excelente parceira e esperamos alcançar o nível de excelência que a fundação possui, justamente através dessas parcerias”, afirmou o secretário.

Com a participação intensa da plateia, a especialista e coordenadora da limpeza da FACOP, Juliana Wille, trouxe ao público o conceito que norteia as ações da FACOP, que é o conceito de limpeza absoluta. “A limpeza vai muito mais além de um rodo e um pano. É preciso repensar o conceito de limpeza, caso contrário, continuaremos tendo ambientes sujos. Assim como os professores, os profissionais de limpeza precisam estar orgulhosos de suas funções, só assim veremos a transformação da limpeza”, concluiu Juliana.

A coordenadora de qualidade da FACOP também ressaltou a importância do planejamento e do estabelecimento de padrões e planos de ações para qualquer segmento. “Estamos trazendo aqui a realidade da FACOP, mas que deve ser aplicada em todas as escolas. Pode parecer burocrático falarmos de processos e métodos, mas isso reflete diretamente em todo trabalho realizado na escola”, disse Aline Dombek.

Já a diretora pedagógica da FACOP, Maria Letizia Marchese, trouxe um discurso do qual todos os presentes muito se identificaram. “Quem trabalha com educação sabe muito bem a batalha diária que tem que enfrentar. E tanto os diretores quanto os coordenadores das escolas são os grandes responsáveis por melhorar essa luta, através de procedimentos, processos e, sobretudo, de uma gestão voltada à limpeza”, explicou.

Ao final, o secretário do município ainda reafirmou o compromisso de parceria ao anunciar a capacitação dos profissionais de limpeza das escolas do município na FACOP, fato que foi muito festejado pelos profissionais da educação presentes. “Uma das coisas que aprendi com a FACOP e que eu levo para a vida é que ao fortalecermos nossos parceiros, fortalecemos a nós mesmos, e essa é a nossa expectativa, trazer para o município instituições que tragam esta vontade de melhoria contínua”, finalizou Juciê.