Pura emoção. Assim pode-se descrever a cerimônia de formatura das 20 profissionais que concluíram o curso FIC (Formação Inicial e Continuada) de Agente de Limpeza na FACOP. O evento que deu às formandas, agora agentes de limpeza, o certificado de conclusão do curso de 160 horas, ou melhor, 22 sábados de aula, aconteceu neste sábado e contou com a presença de alunas, suas famílias, supervisores e até mesmo empresários do setor, todos reunidos para conferir o momento histórico da FACOP.

“Este evento de hoje mostra o reconhecimento de cada umas das formandas, que, a partir de agora, passam a integrar uma tropa de elite da limpeza. Tenho certeza que todas aqui já sabiam exercer muito bem suas profissões, mas, agora, depois de concluído este curso, também sei que hoje elas executam com muito mais facilidade, segurança e resultado, e isso é muito importante, pois o mundo vive de resultados, então, feliz da empresa que terá essas profissionais ao seu lado”, afirmou o presidente da FACOP, Adonai Arruda.

O Sindicato dos Trabalhadores, Siemaco, também esteve presente e reafirmou a importância do evento. “Enfrentamos muita luta para chegarmos até aqui e, juntos, os sindicatos patronal e laboral conseguiram essa vitória. Hoje a FACOP é referência para o Brasil inteiro, e temos muito orgulho de participar de mais esta conquista dos trabalhadores”, disse Amélia Rodrigues Palhares, diretora do Siemaco e que representou o diretor da FACOP, Manassés Oliveira.

A equipe da empresa HigiServ comemora as funcionárias diamantes

O reconhecimento do esforço das 20 formandas não veio apenas de seus familiares, que estiveram presentes no evento, mas também de seus superiores. “É uma grande alegria saber que existem pessoas em busca de conhecimento e qualificação. Como supervisor, reconheço que o conhecimento é um grande diferencial para a empresa, que deve saber reconhecer essa vitória, afinal, profissional qualificado traz melhores resultados para a empresa como um todo”, garantiu Edvaldo Campos, da empresa HigiServ, que teve cinco funcionárias formadas.

O empresário Aldo Luiz Coser e sua funcionária, agora Agente de Limpeza

“Na minha empresa todos os funcionários possuem a formação básica na FACOP, pois sei da importância da qualificação, afinal, são eles que representam nossa empresa no dia a dia com o cliente. Com a formação diamante, isso ganha outra dimensão, glorificando a empresa e mostrando excelência no serviço prestado junto ao cliente”, afirmou Aldo Luiz Coser, dono da empresa Deuseg.

Categoria DIAMANTE

O curso Agente de Limpeza abrange toda a formação do curso de Limpeza Profissional e de Encarregadas de Limpeza em todas as suas categorias: bronze, prata e ouro, que correspondem às formações básica, intermediária e avançada, respectivamente. Ou seja, a profissional que conclui este curso é ouro duas vezes – ouro na formação limpeza profissional e ouro na formação encarregada de limpeza – o que a eleva à categoria diamante.

As formandas receberam um presente especial, que simbolizou a conquista da categoria diamante.

E, como forma simbólica de presentear toda essa dedicação, as formandas receberam uma joia exclusiva, feita especialmente para elas. “Estamos falando de uma profissão muito nobre, e da qual todos dependemos diretamente. E como uma forma de homenagear essas profissionais que se dedicaram e conseguiram conquistar dois ouros, criamos a categoria diamante, que representa o grau máximo de formação na área da limpeza. E esta joia é uma forma simbólica de mostrar ao mercado o quanto essas profissionais são valiosas”, garantiu Cássia Almeida, executiva da FACOP.

“O curso no formato FIC é uma grande conquista para a FACOP, que prima pela excelência em seus processos e busca, cada vez mais, trazer aos nossos profissionais mais uma oportunidade de qualificação. Como diretora do CEPNKA, é um grande orgulho ver essas formandas nesta cerimônia, que consagra todo o esforço delas”, ressaltou Maria Letizia Marchese, diretora do Centro de Educação Profissional.

DO SORRISO ÀS LÁGRIMAS

A formanda Veraci Peraci recebe seu certificado: “Primeira formatura da vida”

Todas as formandas estavam muito emocionadas com a formatura. “Nunca tive uma formatura na minha vida. Quando me ligaram, achei que era só para receber o certificado, mas quando recebi o convite e vi que era uma formatura, fiquei muito emocionada. Comprei roupa nova e trouxe toda a minha família para comemorar comigo”, disse Veraci Pereira, formanda.

A formanda e oradora da turma, Marina Eliz Travassos, exibe seus 14 certificados conquistados na FACOP.

“Este evento de hoje foi uma das melhores experiências da minha vida. Fazer curso na FACOP transformou minha vida, afinal, hoje sou uma profissional melhor e mais qualificada graças à Fundação. Com este certificado, hoje tenho 14 formações completas. Entrei para fazer um curso apenas e não consegui mais sair, pois percebi o valor que a qualificação tem não só para a minha vida profissional, mas também pessoal”, comemorou Marina Eliz Travassos.

O ponto alto da emoção, no entanto, foi quando a professora do curso e paraninfa da turma, Juliana Wille, proferiu seu discurso, levando não só as formandas às lágrimas como também muitas pessoas que assistiam à cerimônia. Confira o discurso na íntegra:

O discurso da professora e coordenadora do curso, Juliana Wille, emocionou todos os presentes.

“É com muita alegria e respeito que eu agradeço estar aqui, falando com todos vocês.

Afinal, esta é a primeira formatura de uma turma de FIC – Formação inicial e continuada de AGENTE DE LIMPEZA E CONSERVAÇÃO, da FACOP.

É o resultado de uma conquista de muitas pessoas. Um resultado coletivo, com participações individuais …

Exatamente como em nosso mundo de limpeza. Nossas equipes de limpeza nunca atuam sozinhas lá em seus postos de trabalho, mesmo quando existe um só trabalhador atuando, existiu uma cadeia imensa de decisões e escolhas, com muitas linhas de hierarquia e motivos.

Mas lá na ponta, quando se entrega a prestação de serviço, trata-se de uma entrega individual para um resultado coletivo.

E, hoje vocês, formandas que entregam a prestação de serviços, saíram daqui com um novo título para uma função antiga, AGENTES DE LIMPEZA E CONSERVAÇÃO.

160 horas, 22 sábados, 5 meses depois que vocês tomaram a decisão de sair da zona de conforto, desejaram para si e para suas famílias, mais alguma coisa, e por isso voltaram a encarar a sala de aula, 8 horas por sábado.

E nem imaginavam que estariam contribuindo com a missão, visão e valores da FACOP.

Talvez nem soubessem, que estavam participando de uma iniciativa, de um desejo que fez 14 anos neste mês. Dois sindicatos que de forma histórica resolveram somar suas forças por um setor do qual todos dependemos.

Nossos mantenedores, SEAC E SIEMACO, vocês fundaram a FACOP, e agora eu posso trabalhar aqui. E por isso eu agradeço a oportunidade de dar aulas aos sábados aos seus trabalhadores.

E olha só, formandas, falamos nisso muitas vezes em sala de aula, precisamos somar para resolver, compartilhar para arrumar, conhecer para alterar, organizar para realizar.

Alunas comemoram a formatura.

E é assim que a escola CEPNKA, fica pronta para vocês aos sábados. Porque aqui também existe uma equipe que trabalha muito pelos bastidores, muitas ligações, muitas listas de chamadas, muito conteúdo e material impresso, muita limpeza, muito compartilhar para arrumar, muito organizar para realizar.

Agora, formandas, que devem estar estranhando em minha fala a ausência das palavras: plano de trabalho, cronograma, check list, técnicas, produtos, postura e comportamento !!

Mas eu espero que vocês tenham escutado o suficiente estas palavras, compreendidos estes conceitos durante nosso curso, comigo e com todos os professores envolvidos em sua formação.

Porque agora vocês serão AGENTES, espero eu que AGENTES ATIVOS para uma melhoria, para uma transformação, para uma ampliação do valor de nossa prestação de serviços de qualidade em limpeza.

Porque como agentes vocês sobem um degrau na RESPONSABILIDADE. Talvez, a sua função e suas tarefas não sejam alteradas, mas vocês devem alterar a maneira como tratam o valor da limpeza, como executam suas tarefas, como representam suas empresas, a FACOP e o nosso setor.

AGENTES ESPECIAIS para uma missão especial em nosso mundo de limpeza.

Agora, vocês tem o conhecimento necessário para agir com sabedoria. Precisam aproximar os conceitos nas práticas. E para isso, façam um plano de trabalho, identifiquem e influenciem positivamente seus colegas, sua empresa e seus clientes.

O conhecimento adquirido por vocês precisa somar com as suas experiências, e a sua sabedoria deve alinhar as práticas com os recursos disponíveis. Não é um milagre.

É transformar o esforço pessoal que as trouxe aqui.

Este esforço agora precisa ser praticado diariamente, porque como AGENTES vocês devem somar para resolver, compartilhar para arrumar, conhecer para alterar, organizar para realizar.

Em nosso mundo de limpeza, pode ser novo, uma formatura.

Mas é assim mesmo, o novo transformando o velho, e transformar é diferente de mudar.

Transformar é pegar o que já existe e somar coisas melhores, coisas novas. É praticar o velho de um novo jeito. ´

Como AGENTES de limpeza, vocês podem alterar, com respeito, com responsabilidade, com atenção e com cuidado os velhos conceitos sobre a limpeza e principalmente sobre aqueles que a realizam.

Limpar é valor, é o valor sutil que permeia nossos dias, nossas tarefas, nossos valores pessoais e nossa sociedade. Limpar é valorizar aquilo que é bom, bonito e justo.

Como AGENTES DE LIMPEZA E CONSERVAÇÃO, vocês devem limpar e conservar para garantir que seu trabalho esteja efetivamente produzindo resultados através de contratos, que suas tarefas diárias sejam realizadas para garantir a entrega da prestação de serviços de qualidade em limpeza, garantindo um mundo com mais segurança, saúde e bem estar.

Parabéns, formandas !!

Sinto um orgulho imenso por cada uma de vocês.

Agradeço por nossos sábados em sala, onde todos fomos aprendizes.

Agora podemos limpar o mundo.

Através de nossa postura e do nosso comportamento.”