O sonho de todo profissional temporário ou que está em período de experiência, é ser efetivado. Para isso, é necessário convencer o(a) chefe de que a sua permanência na empresa valerá a pena. Confira algumas dicas que te ajudarão a passar uma imagem positiva para o(a) supervisor(a).

– Se adapte

Toda empresa conta com uma cultura organizacional diferente. Por isso, observe a rotina dos colegas e incorpore o estilo de lidar com as coisas. Mostrar que está engajado(a) com a empresa é importante, mas lembre-se de estabelecer limites.

– Seja responsável

Pontualidade, disponibilidade de horários, comprometimento e criatividade são alguns dos itens levados em consideração na hora de efetivar um funcionário. Devido a isso, é importante segui-los à risca.

– Tenha proatividade

Geralmente, as empresas buscam profissionais que agreguem valor à instituição. Uma dica importante é não ficar na zona de conforto. Dê ideias, participe ativamente e tente ir além do básico. Mostre que você tem bastante experiência e que pode ajudar a empresa a crescer;

– Comporte-se bem em equipe

Se a sua função requer trabalho em equipe, se engaje com a equipe. Converse, se relacione com os colegas, troque informações e conhecimento e seja cordial, sempre mostrando um bom espírito de equipe. Além disso, mantenha um bom relacionamento com outros setores da empresa.

– Defina objetivos

Cada empresa tem seus objetivos definidos. Mais do que buscar esses resultados, estabeleça metas e objetivos próprios e busque os resultados, sempre seguindo os padrões estabelecidos na firma.

– Demonstre

Se você gostou da empresa e se sente engajado com o ambiente, demonstre interesse em permanecer na organização. Caso se sinta confortável, vale até uma conversa com o(a) gestor(a). Especifique suas expectativas e pergunte sobre as chances de efetivação.

Capacite-se

A capacitação é uma etapa muito importante se você deseja crescer dentro da empresa (e como profissional). Faça cursos, vá a palestras, busque conhecimento, invista na sua carreira.

A FACOP, por exemplo, oferece uma enorme variedade de cursos profissionalizantes para trabalhadores do setor do asseio e conservação. Para saber mais, clique aqui.

– Não se desespere

Pode ser que, neste momento, a empresa não busque um profissional efetivo, mesmo que você seja adequado(a) para o cargo. Por isso, não se desespere se não for efetivado. Foque nas boas experiências e em oportunidades futuras.