A cena é comum. O profissional vai até a agência de emprego, cadastra seu currículo e, mesmo tendo experiência na área não é selecionado. Pois saiba que esse não é um problema pessoal, e sim de perfil profissional.

Mas, o que é exatamente esse tal de perfil?

Quando uma empresa vai abrir uma vaga de emprego, ela precisa delimitar exatamente o que ela quer: profissional com ou sem experiência na área ou em áreas similares, fácil acesso ao local de trabalho, formação, enfim, uma série de pré-requisitos que, juntos, delimitam as características do trabalhador que a empresa necessita, ou seja, o perfil da vaga.

Listamos abaixo os principais requisitos solicitados pelas empresas na hora de contratar:

  1. Permanência em experiências anteriores

Esse tem sido um dos principais pontos solicitados por empresas. O tempo que você passou em outras experiências é muito válido na hora de entrar para uma nova empresa. Isso demonstra comprometimento e mais que isso, demonstra estabilidade em todos os sentidos, inclusive de relacionamento com as pessoas que trabalham com você. Por isso é muito importante avaliar se a vaga é realmente aquilo que você quer, afinal, o RH que estará te contratando precisa sentir que você é um profissional responsável 😉

  1. Local em que reside / fácil acesso ao local de trabalho

Muitas vezes o empregador exige que o trabalhador more perto do local em que vai trabalhar. Essa medida, é um valor cada vez mais frequente nos RHs, pois com isso garante-se não só a frequência do trabalhador, mas também a redução de custos.

  1. Experiência

Esse, claro, também é um dos itens primordiais. No entanto, é importante avaliar se a experiência que você tem está relacionada à vaga que você deseja. Lembre-se também que as atividades exercidas por determinada profissão podem variar de empresa para empresa, por isso, conhecer bem o que a empresa precisa vai ser um grande diferencial.

  1. Capacitação

Cada vez mais o mercado exige de todos os profissionais aperfeiçoamento constante. E isso em todas as áreas. Na limpeza, por exemplo, não basta achar que para trabalhar é preciso saber varrer e passar um pano. Hoje o setor possui maquinários e produtos que exigem sim capacitação constante. E o importante é mostrar interesse em se aperfeiçoar desde a entrevista e, sobretudo, durante seu período de trabalho. Além disso, a capacitação é exigida não somente com cursos específicos da área, mas, sobretudo na escolaridade. Se você ainda não completou os estudos, coloque isso como meta para conseguir aquela vaga de emprego tão desejada. E se você já está trabalhando capacite-se ainda mais, afinal, isso pode garantir uma promoção ou uma troca de função, por exemplo.

Lembre-se, também, que a aceitação ou não para uma vaga de emprego é um somatório de ações. De nada adianta você ter todos os requisitos acime e, durante a entrevista de emprego atender o celular, falar gírias, estar vestido inadequadamente. Todos os dias milhares de pessoas correm atrás de uma vaga de emprego, e, para isso, é importante mostrar o seu diferencial durante a entrevista. Lembre-se: ao se valorizar como profissional, você passa profissionalismo!

E, sempre que tiver dúvida, a Central de Empregos da FACOP estará pronta a te atender. 🙂