A FACOP é membro da rede nacional do Projeto Sala Verde, criado pelo Ministério do Meio Ambiente, e também propulsora da disseminação dos conceitos sobre a educação ambiental por meio de ações, projetos e programas educacionais, tendo por objetivo provocar a reflexão analítica sobre as questões socioambientais da atualidade e o nosso papel enquanto agentes efetivos de mudança.

Priscilla Marques Arruda, Bióloga e Gestora Socioambiental do Núcleo de Desenvolvimento Estratégico da FACOP, é quem realiza o planejamento e coloca em prática as ações do projeto Sala Verde. Até o momento, três ações foram realizadas impulsionando o Sala Verde da FACOP: a gincana de separação de resíduos com as crianças da escola CEI Ciranda Cirandinha, a dinâmica de formação da sensibilidade por meio da percepção ambiental em conjunto com a Secretaria de Educação de Almirante Tamandaré e a gincana sobre o correto gerenciamento de resíduos com os funcionários da FACOP.

A ação com as crianças do Centro de Educação Infantil Ciranda Cirandinha, situado próximo a FACOP em Almirante Tamandaré, assistiram uma palestra sobre o tema reciclagem e participaram de uma gincana ambiental que teve por objetivo esclarecer para as crianças quais materiais devem ser descartados nas lixeiras da coleta seletiva, auxiliando-as na identificação e separação de resíduos por classes. Participaram 16 crianças e 03 professores.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Almirante Tamandaré, a segunda ação do Sala Verde FACOP foi denominada de “Territórios dos saberes”, projeto que envolveu treinamento sobre o tema educação ambiental, com objetivo de apresentar aos 300 professores do município que participaram, uma metodologia diferenciada para a abordagem ambiental, utilizando-se de uma dinâmica sensorial para aguçar os 5 sentidos (olfato, tato, paladar, degustação e a visão) de forma a correlacionar seus aspectos aos impactos ambientais.

A terceira ação foi interna e teve por objetivo a realização de um diagnóstico organizacional a respeito do conhecimento dos funcionários da FACOP sobre o tema reciclagem, por meio de uma gincana ambiental realizada em todas as unidades da FACOP. A ação, além de ser integrante do projeto Sala Verde, também faz parte do PGRS (Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos) da FACOP, Na gincana, foram apresentados os seguintes resíduos para que os 20 funcionários respondessem se cada um deles era reciclável ou não: cerâmica, isopor, embalagem de batata frita, embalagem de café, garrafa pet, lâmpada, pano, caixa de leite, embalagem de produto de limpeza e parte de um equipamento eletrônico. O resultado da pesquisa foi divulgado junto com orientações que reforçam a forma correta de descarte dos materiais e a importância da reciclagem.  

Na semana do meio ambiente, a FACOP divulgou informações importantes sobre o tema, visando auxiliar no cumprimento dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), os quais a FACOP é comprometida, também por ser signatária do Pacto Global, levando a educação ambiental para todos que tenham tido contato conosco. Acontecerão outras ações do Sala Verde FACOP durante todo o ano. Vem pra FACOP, acompanhe nosso trabalho e nos auxilie na conservação do meio ambiente!