Não, não estamos falando de assaltos, roubos ou algo do gênero. Estamos falando de um problema muito comum e que nem sempre é tratado com sua devida importância: segurança do trabalho.

E quando se fala em segurança do trabalho, não estamos falando apenas de acidentes de trabalho, mas sim da prevenção a eles. Sabe aquelas famosas plaquinhas: estamos a XX dias sem acidentes de trabalho? Pois é, para que essa placa tenha um número de dias razoável, tem toda uma equipe por trás disso, cuidando de equipamentos, ambiente de trabalho, e uma outra infinidade de questões que muitas vezes nem enxergamos.

São médicos, engenheiros, enfermeiros, técnicos que trabalham arduamente para que sua vida e segurança estejam preservadas no dia a dia do trabalho. Para que isso aconteça de forma legal e padronizada foi criado, em 1967, o SESMT: Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho.

Mas, afinal, o que faz um SESMT?

Resumidamente, o SESMT atua no sentido de orientar profissionais e empresas sobre riscos no ambiente de trabalho e de promover ações para reduzir esses riscos ou até mesmo eliminá-los. Sempre com o intuito preventivo, os profissionais do SESMT são os responsáveis pela promoção da saúde do trabalhador e por um ambiente longe de riscos, sejam eles de quaisquer espécies.

Toda empresa tem um SESMT?

Segundo a Norma Regulamentadora nº4, que rege o trabalho realizado pelo SESMT, toda empresa, pública ou privada, assim os órgãos públicos de administração e os poderes Legislativo e Judiciário que possuam empregados contratados pelo regime CLT (trabalhadores de carteira assinada), de acordo com o grau de risco da atividade desenvolvida e o número de funcionários deverão, obrigatoriamente, constituir um SESMT. Ou seja, é LEI!

SESMT Coletivo: todos juntos por um bem só

No Paraná, uma iniciativa pioneira vem revolucionando o setor do asseio e conservação: O SESMT Coletivo FACOP.

As empresas prestadoras de serviço também devem cumprir a obrigatoriedade de possuir um SESMT e, para que isso seja feita de uma maneira padronizada e com um custo menor, a FACOP disponibiliza uma equipe exclusiva composta por engenheiros de segurança do trabalho, técnicos em segurança do trabalho, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que atendem todo o setor, sempre cumprindo todos os requisitos exigidos pelo Ministério do Trabalho.

Assim, temos um SESMT especializado no setor do asseio e conservação, que entende todos os pormenores que as atividades exigem e que atuam com um único objetivo: a segurança do trabalhador.

Por isso, todas as vezes que você vir algum funcionário utilizando EPIs ou ainda, quando você se sentir seguro e protegido no seu ambiente de trabalho, agradeça à equipe do SESMT: os verdadeiros anjos da guarda!