A limpeza de azulejos é um tema que muitos profissionais possuem dúvidas de como realizar. Por esse motivo, o CEPNKA – Escola da FACOP, que é especialista e referência no ensino da limpeza profissional, explica a forma correta de fazer a higienização de azulejos.
Mario Guedes, Professor e Coordenador dos Cursos de Limpeza do CEPNKA/FACOP, apresenta quais são os procedimentos que devem ser seguidos para que você possa realizar a limpeza e higiene dos azulejos adequadamente.

Os azulejos, especialmente os dos banheiros, podem acumular fungos e bactérias, inclusive nos rejuntes, e resultar em um aspecto mais escuro ou tons diferentes, em função da ação desses microrganismos. Para realizar a limpeza das peças e rejuntes de azulejos, é preciso utilizar detergente específico para o fim. Quando o detergente não remover totalmente a sujidade impregnada, recomenda-se o uso de produto clareador ou outro com a mesma função. Porém, é importante verificar o tipo de rejunte e azulejo, pois em alguns casos, este tipo de produto pode danificá-los imediatamente, ou, com o tempo, ter ação corrosiva.

Os produtos químicos para limpeza devem ser SEMPRE diluídos (conforme instruções dos fabricantes) e NUNCA misturados, pois juntos podem gerar gases tóxicos que prejudicam a saúde de quem está realizando a limpeza. É importante ressaltar, que além de limpar, é preciso também higienizar os azulejos, utilizando produto desinfetante. Indica-se colocar os produtos de limpeza já preparados (diluídos) em borrifadores, para auxiliar na aplicação e não desperdiçar.

Antes de iniciar o manuseio dos produtos e os procedimentos de limpeza, é preciso colocar os equipamentos de proteção individual (EPI), as luvas de borracha e o de óculos de proteção. Na sequência, realizar as seguintes ações:

  • Remova a sujidade solta utilizando pano seco.

 

  • Pulverize o detergente (diluído conforme indicação do fabricante) em outro pano limpo.

 

  • Passe o pano em todo o azulejo, sempre no mesmo sentido para não espalhar a sujidade.

 

  • Se as sujidades não foram totalmente removidas, faça a esfregação passando o LT ou esponja com a fibra umedecida com o produto específico, sempre no mesmo sentido. Deixe o produto agir.

 

 

  • Em seguida, passar pano absorvente umedecido em água limpa para enxaguar, retirar a sujidade que se soltou e o resíduo do produto utilizado.

 

  • Logo após, pulverize solução desinfetante em todo o azulejo e deixe agir.

 

  • Por fim, passar pano absorvente para secar, que deve estar limpo e bem seco. Porém, é preciso OBSERVAR que alguns produtos desinfetantes, especialmente os hospitalares, necessitam que a SECAGEM ocorra NATURALMENTE para ação do produto. Assim, sempre esteja atento às instruções do fabricante e caso exista esta observação, não use o pano para secar.

 

Seguindo esses passos, você estará realizando a limpeza profissional, que resulta em qualidade na higienização de azulejos.