Em respeito a todos: empregados, parceiros, alunos, candidatos e à comunidade em geral, suspendemos os atendimentos presenciais em nossas unidades CEPNKA – A Escola da FACOP e Central de Empregos – FACOP.

Os cursos da EaD FACOP continuam funcionando normalmente e o atendimento está sendo realizado a distância.

É com muita alegria que informamos que a Central de Empregos FACOP continua trabalhando com os processos de Recrutamento e Seleção, abrindo vagas para as empresas e encaminhando candidatos para entrevista.

O atendimento do Sesmt Coletivo Facop segue presencial atendendo a legislação vigente, seguindo todos os procedimentos e controles de segurança.

Fiel à nossa missão e propósito na valorização do setor do Asseio e Conservação através de nossos produtos e serviços, assim como, nossa participação na sociedade, entendemos que a “disseminação do conhecimento” é a nossa grande contribuição, em especial neste momento.

A FACOP se mantém dedicada a disponibilizar a informação correta com fácil acesso e intensificando parcerias.

Ampliamos nossa presença em mídias sociais, bem como, nosso portfólio de informações:

Conversa com especialistas, Fique Ligado, Passando a Limpo, Cartilhas orientativas; Orientações pontuais para higienização e limpeza, saúde e segurança, comportamentais, já estão disponíveis e em constante atualização!

E iniciamos no dia 24/04 nossa série de “lives” com orientações sobre o ambiente profissional, mas também sobre o ambiente doméstico, comportamento em compras, e muito mais!

Para informações ou esclarecimento de dúvidas, envie um e-mail para: duvidas@facop.org.br.

Somos Pessoas, trabalhando com Pessoas para Pessoas!!

Vamos juntos!

Para entrar em contato com a FACOP: 0800 777 9017 – atendimento@facop.org.br

Para mantê-los sempre bem informados, estamos presentes nas seguintes plataformas:

Aqui você pode acompanhar o dia a dia da FACOP. Diante ao cenário da atual pandemia, não medimos esforços para mantê-los informados com recomendações que nossa equipe prepara especialmente sobre as melhores práticas de higienização na prevenção e combate do COVID-19. Também compartilhamos campanhas de parceiros e instituições sociais. Siga-nos no Facebook: @FacopPR

Siga nossa página: facop.oficial e fique por dentro das recomendações preparadas por nossos especialistas no combate ao Coronavírus.

Nosso canal do Youtube: FACOP.Oficial, oferece a coleção completa da série: CONVERSA COM ESPECIALIASTAS entre outros. Você poderá assistir os vídeos produzidos pela equipe da FACOP, além de poder compartilhar as melhores práticas da Limpeza Profissional e ficar bem informado dos métodos preventivos contra o COVID-19.

Saberes compartilhados! Aprimore seus conhecimentos e acompanhe as publicações de artigos científicos e outros conteúdos variados produzidos por nossa equipe especializada. Seja um seguidor da FACOP: FACOP Fundação de Asseio e Conservação, Serviços Especializados e Facilities.

CORONAVÍRUS (COVID-19): ORIENTAÇÕES E RECOMENDAÇÕES DE
SAÚDE E SEGURANÇA PARA O SETOR DE ASSEIO E CONSERVAÇÃO

Através dos serviços de streaming, ouça as orientações dos especialistas da Facop.

           

Veja abaixo alguns materiais já disponíveis:

Os podcasts são arquivos de áudio que podem ser ouvidos gratuitamente por meio de plataformas de músicas. A FACOP está presente nos aplicativos: Spotify, Deezer e iTunes. Mantenha-se sempre informado sobre as melhores práticas sobre higienização e cuidados em casa.

LIMPEZA DE REFRIGERADORES
As medidas de limpeza e desinfecção são fundamentais para contribuir na prevenção da transmissão do COVID-19. Devemos manter um cuidado especial em relação a higiene de todos os equipamentos, utensílios e ambientes de Copa. Da série CONVERSA COM ESPECIALISTAS, escute com a gente as orientações que a professora da FACOP, Daniéli Chela tem para compatilhar sobre os cuidados na higienização e manutenção de refrigeradores.

HIGIENIZAÇÃO DE UTENSÍLIOS E SUPERFÍCIES (BANCADAS) DE MANIPULAÇÃO DOS ALIMENTOS
Os utensílios manuseados na cozinha, assim como as superfícies que são utilizadas para a preparação de alimentos devem ser higienizados corretamente, evitando dessa forma alguma fonte de contaminação. Fique atento as novas recomendações da professora da FACOP, Daniéli Chela e mantenha-se prevenido contra a contaminação e disseminação do Coronavírus.

CUIDADOS NA HORA DAS COMPRAS
Com o avanço do Coronavírus (COVID-19), grande parte dos estabelecimentos fecharam suas portas, medida adotada para colaborar com a sua propagação. No entanto, alguns setores essenciais, como os supermercados, seguem funcionando com o objetivo de manter a população abastecida. Com isso, precisamos ficar atentos aos cuidados necessários na prevenção contra a contaminação do vírus.

LIMPEZA DE MICROONDAS
As medidas de limpeza e desinfecção são fundamentais para contribuir na prevenção da transmissão do COVID-19. Devemos manter um cuidado especial em relação a higiene de todos os equipamentos, utensílios e ambientes de Copa. Da série CONVERSA COM ESPECIALISTAS, escute com a gente as orientações que a professora da FACOP, Daniéli Chela tem para compartilhar sobre os cuidados na higienização e manutenção de microondas.

CUIDADOS QUANDO CHEGAR EM CASA
Redobre seus cuidados no retorno para casa. Ouça novas recomendações da professora da FACOP, Daniéli Chela e mantenha os cuidados necessários contra a contaminação e disseminação do Coronavírus.

CONCEITOS EM LIMPEZA
Nestes tempos de pandemia, os conceitos de limpeza são primordiais para garantirmos a boa realização dos afazeres, seja em nossa residência ou ambiente laboral para garantirmos a eficiência das técnicas, uso seguro dos equipamentos e produtos de limpeza.

O QUE É LIMPEZA?
Dentro dos conceitos da limpeza sistematizada, é importante salientarmos diferentes metodologias de limpeza, e quando utiliza-las.

Cuidados com ambiente em que estamos é tão importante quanto os cuidados consigo mesmo. A série CONVERSA COM ESPECILISTAS tem como propósito manter os profissionais do setor de asseio e conservação e população em geral bem informados, disponibilizando orientações sobre métodos de Limpeza e Higienização eficazes no combate e contaminação do COVID-19.

Diante ao cenário da atual pandemia, é fundamental estarmos atentos as informações divulgadas nas redes sociais, mídias em geral e também na passagem de informação de pessoa para pessoa, o famoso: “boca a boca”. FIQUE LIGADO nas recomendações que a FACOP reservou para melhor orientar as práticas contra a contaminação do COVID-19.

O QUE É

O novo coronavírus (COVID-19) é um agente relacionado a infecções respiratórias, que podem apresentar-se com um quadro semelhante às demais síndromes gripais.

TRANSMISSÃO

As pessoas podem pegar o COVID-19 de outras pessoas que têm o vírus. A doença pode se espalhar de pessoa para pessoa através de pequenas gotículas do nariz ou da boca que se espalham quando uma pessoa com COVID-19 tosse ou exala. Essas gotículas pousam em objetos e superfícies ao redor da pessoa. Outras pessoas pegam o COVID-19 tocando esses objetos ou superfícies e depois tocando nos olhos, nariz ou boca. As pessoas também podem pegar COVID-19 se respirarem gotículas de uma pessoa com COVID-19 que tosse ou exala gotículas. É por isso que é importante ficar a mais de 1 metro (3 pés) de uma pessoa doente.

SINTOMAS

Sem desespero, mas, com a devida atenção os sintomas mais comuns do COVID-19 são febre, cansaço e tosse seca. Alguns pacientes podem ter dores, congestão nasal, corrimento nasal, dor de garganta ou diarreia. Esses sintomas geralmente são leves e começam gradualmente.
Algumas pessoas são infectadas, mas não desenvolvem sintomas e não se sentem mal. A maioria das pessoas (cerca de 80%) se recupera da doença sem precisar de tratamento especial. Cerca de 1 em cada 6 pessoas que recebe COVID-19 fica gravemente doente e desenvolve dificuldade em respirar. As pessoas idosas e as que têm problemas médicos subjacentes, como pressão alta, problemas cardíacos ou diabetes, têm maior probabilidade de desenvolver doenças graves. Pessoas com febre, tosse e dificuldade em respirar devem procurar atendimento médico.

COMO SE PREVENIR

 

Para prevenir a transmissão, recomenda-se que os membros da nossa comunidade adotem algumas medidas comportamentais. Essas recomendações são fundamentais, tendo em vista que nossos colaboradores estão presentes em todos os segmentos econômicos do pais, muitas vezes em ambientes fechados, com grande número de pessoas e com realização frequente de atividades coletivas.
Cientes do nosso papel na sociedade paranaense e brasileira, na condição de entidade também educacional integrada por milhares de trabalhadores, a FACOP apresenta este comunicado, constitui e deixa a disposição dos Associados um comitê de crise a fim de acompanhar os acontecimentos, avaliá-los e orientar seus associados acerca do tema.

  • Considerando as circunstâncias até o momento verificadas, e com o objetivo de assegurar a saúde e a segurança dos nossos associados, a FACOP, por meio do SESMT COLETIVO, orienta Empresas e Trabalhadores do segmento do Asseio e Conservação, nos diversos locais de trabalho para que você possa reduzir suas chances de ser infectado ou espalhar o COVID-19 tomando algumas precauções simples:
  • Limpe regularmente e cuidadosamente as mãos com um esfregão à base de álcool ou lave-as com água e sabão. Por quê? Lavar as mãos com água e sabão ou usar álcool nas mãos mata vírus que podem estar nas suas mãos.
    Mantenha pelo menos 1 metro de distância entre você e qualquer pessoa que esteja tossindo ou espirrando.
    Por quê? Quando alguém tosse ou espirra, pulveriza pequenas gotas líquidas do nariz ou da boca, que podem conter vírus. Se você estiver muito próximo, poderá respirar as gotículas, incluindo o vírus COVID-19, se a pessoa que tossir tiver a doença.
  • Evite tocar nos olhos, nariz e boca. Por quê? As mãos tocam muitas superfícies e podem pegar vírus. Uma vez contaminadas, as mãos podem transferir o vírus para os olhos, nariz ou boca. A partir daí o vírus pode entrar no seu corpo e deixá-lo doente.
  • Certifique-se de que você e as pessoas ao seu redor seguem uma boa higiene respiratória. Isso significa cobrir a boca e o nariz com o cotovelo ou o tecido dobrado quando tossir ou espirrar. Em seguida, descarte o tecido usado imediatamente.
  • Por quê? Gotas espalham vírus. Ao seguir uma boa higiene respiratória, você protege as pessoas ao seu redor contra vírus como resfriado, gripe e COVID-19.
  • Fique em casa se não se sentir bem. Se você tiver febre, tosse e dificuldade em respirar, procure atendimento médico e ligue com antecedência. Siga as instruções da sua autoridade sanitária local. Por quê? As autoridades nacionais e locais terão as informações mais atualizadas sobre a situação em sua área. Ligar com antecedência permitirá que seu médico o direcione rapidamente para o centro de saúde certo. Isso também irá protegê-lo e ajudar a evitar a propagação de vírus e outras infecções.
  • Mantenha-se atualizado sobre os pontos de acesso mais recentes do COVID-19 (cidades ou áreas locais onde o COVID-19 está se espalhando amplamente). Se possível, evite viajar para lugares – especialmente se for uma pessoa idosa ou tiver diabetes, doenças cardíacas ou pulmonares. Por quê? Você tem uma chance maior de pegar o COVID-19 em uma dessas áreas.

 

MEDIDAS DE PROTEÇÃO PARA PESSOAS QUE ESTÃO OU QUE VISITARAM RECENTEMENTE (HÁ 14 DIAS) ÁREAS EM QUE O COVID-19 ESTÁ SE ESPALHANDO

 

  • Siga as orientações descritas acima (medidas de proteção para todos)
  • Auto-isolar-se ficando em casa se você começar a se sentir mal, mesmo com sintomas leves, como dor de cabeça, febre baixa (37,3 C ou mais) e corrimento nasal leve, até você se recuperar. Se for essencial que alguém lhe traga suprimentos ou saia, por exemplo, para comprar comida, use uma máscara para evitar infectar outras pessoas.
    Por quê? Evitar o contato com outras pessoas e as visitas às instalações médicas permitirá que essas instalações funcionem com mais eficácia e ajudará a proteger você e outras pessoas contra possíveis COVID-19 e outros vírus.
  • Se você desenvolver febre, tosse e dificuldade em respirar, procure orientação médica imediatamente, pois isso pode ocorrer devido a uma infecção respiratória ou outra condição séria. Ligue com antecedência e informe seu provedor de qualquer viagem recente ou entre em contato com os viajantes. Por quê? Ligar com antecedência permitirá que seu médico o direcione rapidamente para o centro de saúde certo. Isso também ajudará a evitar a possível propagação do COVID-19 e outros vírus.

3 + 7 =

FACOP, UMA REALIZAÇÃO: