Mário Luís Pessôa Guedes, Biólogo e Coordenador dos Cursos de Limpeza Profissional do CEPNKA, Centro de Educação Profissional da FACOP, traz um alerta e orientações importantes sobre um dos principais problemas de saúde que estamos enfrentando na atualidade: a febre amarela.

Em época de aumento de chuvas e temperaturas elevadas, é necessário alertarmos sobre a proliferação de mosquitos. Como nós, trabalhadores do setor de asseio e conservação somos responsáveis pela limpeza, podemos contribuir muito para a prevenção de doenças e manter o ambiente e as pessoas ao nosso redor saudáveis.

O acúmulo de água, especialmente nos recipientes descartados de maneira incorreta, proporciona a proliferação de mosquitos que podem transmitir doenças ao ser humano, além de aumentar a poluição e a sujeira nas cidades e na natureza. Neste ano, no Estado do Paraná, as autoridades dos órgãos de saúde registraram aumento dos casos de dengue e também a ocorrência de casos de febre amarela.

A dengue e a febre amarela são doenças transmitidas por mosquitos e causadas por vírus. Os sintomas iniciais podem ser parecidos como a febre alta, dor de cabeça, náuseas, vômitos, dor no corpo e dor abdominal. Estes sintomas podem se agravar rapidamente e causar a morte, por isso a importância de identificar a doença por um profissional capacitado e realizar os cuidados médicos necessários. Apesar de não haver tratamento específico, existe a vacina para a febre amarela, disponível gratuitamente nas unidades de saúde.

Além da vacina, que deve ser tomada de acordo com as orientações dos profissionais de saúde, existem cuidados básicos que, todos devemos ter para prevenir o avanço destas doenças.

A educação e a higiene são as principais ferramentas de prevenção de inúmeras doenças e também para estas. Portanto, é de nossa responsabilidade contribuir das seguintes formas:

  • Aumentar o cuidado e as ações de limpeza, diminuindo os locais de água parada que servem de criadouros para os mosquitos;
  • Realizar o descarte de maneira correta de resíduos;
  • Tomar a vacina, de acordo com o recomendado;
  • Usar repelente em atividades realizadas ao ar livre;
  • Difundir informações de educação corretas sobre as doenças para conscientização de toda a população.

Agindo dessa maneira, nos tornamos profissionais mais conscientes das nossas tarefas e responsáveis do nosso papel para a manutenção da saúde, higiene e bem-estar da sociedade. Boas práticas da limpeza podem beneficiar as pessoas e o ambiente de maneira a vivermos com mais saúde e dignidade, pois merecemos uma cidade limpa, resíduos destinados adequadamente e a saúde em dia!