Artigo de Missula Souza – Especialista em Segurança no Trabalho e Professora do CEPNKA – Escola da FACOP

 

Você sabe a quais riscos está exposto no seu ambiente de trabalho? Quando você participou de treinamentos ou da integração de novos trabalhadores na empresa em que trabalha, tomou conhecimento sobre esse tema e também sobre as formas de prevenir ou minimizar esses riscos? É muito comum vermos trabalhadores com dúvidas sobre o assunto. Isso se deve a muitas pessoas não conseguirem visualizar o cenário e acabam não dando a devida importância para a segurança no trabalho. Você é uma delas? Acaba engavetando todas as informações que recebeu por não achar relevante? Pois bem, chegou a hora de repensar! Dar a devida importância para entender os riscos e como trabalhar com segurança.

Realizar a análise dos riscos das suas atividades profissionais diariamente é essencial para que se possa identifica-los e usar procedimentos e recursos de segurança adequados, a fim de preservar sua saúde e te proporcionar bem-estar durante o trabalho. Mas para ser possível, primeiro você precisa saber o que é, como fazer e quais são as ferramentas mais usadas para realizar uma análise de risco.

Análise de risco é uma avaliação (observação) dos riscos/perigos existentes em um ambiente antes de iniciar uma atividade de trabalho, mesmo quando é rotineira. Mas como realizar? Inicie pensando em cada tarefa que irá executar, para poder planejar qual o melhor horário para cada uma.

– Quanto tempo leva a execução total dessa atividade?

– Será necessário uso de algum produto para realizar a tarefa? Se sim, qual?

– Vou usar máquinas, ferramentas ou requer o uso de escadas?

– Será necessário isolar ou sinalizar a área onde o trabalho irá acontecer?

– Quais são os equipamentos de proteção individual e coletiva necessários e eles estão disponíveis e em condições de uso para realizar a atividade?

Se você conseguiu responder todas essas perguntas, parabéns, a metade da análise já está pronta! Apesar de simples e rápida, a análise dessas questões é muito importante para o bom andamento do trabalho, pois com isso você reduz a incidência de acidentes de trabalho e minimiza o impacto na sua saúde. A outra metade da análise se faz com a observação mais minuciosa da forma em que uma ou mais tarefas são realizadas, questionando se podem levar a um evento não desejado. Caso perceba que existe risco desse evento acontecer ou algum perigo específico do qual você não possui uma proteção, entre em contato com seu superior para que juntos com a equipe de segurança do trabalho encontrem a solução.

Ao fazer uma análise de risco conforme essas orientações, em termos técnicos, você trabalhador, realizou uma APR- Análise Preventiva do Risco, ou seja, uma vistoria diária usando uma ferramenta chamada checklist ou lista de verificação, que pode estar no formato eletrônico ou impresso (papel). Essa lista é um excelente recurso para aplicar a análise de risco no seu dia a dia, já que ela pode te ajudar a fazer as observações e inspeções necessárias antes de iniciar suas atividades diárias. Assim, você conseguirá perceber o perigo e a possibilidade de algo ocorrer errado, fora do planejado e a gravidade do evento, como ele irá afetar a sua saúde, o ambiente de trabalho, ou ainda o meio ambiente. Informe sempre imediatamente as irregularidades encontradas como: defeitos em materiais ou equipamentos, produtos químicos desconhecidos, tomadas ou fios desencapados, equipamentos de proteção individual e coletiva com desgaste ou sem condições de uso, entre outras.

Agora que você já sabe como fazer a análise de risco, responda: você conhece os perigos e riscos das atividades profissionais que realiza? Consegue identifica-los? Estão visíveis ou escondidos? Como você pode perceber é muito importante saber responder essas perguntas, pois sempre existe algum perigo/risco nas tarefas que realizamos no nosso dia a dia profissional e a prevenção, ou seja, trabalhar com segurança, é relevante e necessário. Portanto, procure participar dos cursos e palestras sobre a segurança do trabalhador, pois te ajudará a estar atualizado e preparado para enfrentar os desafios da sua jornada de trabalho. Pense nisso!

 

Visits: 387