Em sua terceira edição, o Ciclo de Encontros Entre RH’s 2019, promovido pela Central de Empregos com apoio do CEPNKA – Escola da FACOP, reuniu profissionais de RH e gestores das empresas do setor do asseio e conservação, a fim de promover conhecimentos na área de recursos humanos e sobre como funciona a FACOP, especialmente no que se refere a como podemos apoiá-los nos processos de recrutamento e seleção de profissionais, capacitação profissional e de saúde e segurança no trabalho. Nesse ano, tivemos quatro encontros, sendo os três primeiros realizados no auditório do SEAC PR e o quarto no CEPNKA – Escola da FACOP/Sede da Fundação.

Os encontros foram conduzidos por Jeanete Lima – Professora e Aline Dombek – do Núcleo de Desenvolvimento Estratégico da FACOP, ambas especialistas e com vasta experiência em Recursos Humanos. O intuito foi trabalhar temas essenciais em forma de treinamento, com palestras e atividades propostas aos participantes que incentivam o uso de novas e boas práticas na área de Recursos Humanos.

A abertura do ciclo 2019 foi realizada em 27 de agosto, com palestra que tratou do tema: RH como diferencial competitivo: atuando de forma estratégica para melhorar o bem-estar de cada funcionário da empresa. Abordou os seguintes assuntos: Visão geral de mercado sobre boas práticas adotadas para proporcionar bem-estar aos funcionários; Visão estratégica do negócio: compreendendo o modelo de negócio a que pertenço; Saúde dos colaboradores: impactos diretos na motivação e no lucro da empresa; e RH estratégico como agente de transformação. Esse primeiro encontro fez os participantes pensarem sobre a importância das estratégias ligadas aos funcionários para o êxito das empresas.

O 2º encontro de 2019 do Ciclo de Encontros Entre RH’s, aconteceu em 17 de setembro, e o tema abordado foi: Mudanças – o passaporte para o futuro: as grandes mudanças começam de dentro para fora. Os participantes entenderam a importância da mudança e também realizaram dinâmicas que auxiliaram na compreensão dos seguintes pontos:
– Por que mudar?
– A Gestão de Pessoas e suas conexões com o processo de mudança;
– A Gestão de Mudanças como elemento fundamental de atuação do RH.

Em 22 de outubro, o 3º encontro do Ciclo 2019 tratou do tema: Ferramentas Estratégicas Para Transformação de Resultados: recursos e caminhos para elevar os resultados. A palestra teve foco na importância do planejamento estratégico na gestão de pessoas e sua contribuição no crescimento da organização. Também abordou os processos fundamentais e ferramentas na gestão de pessoas, mostrando o caminho para alcançar os resultados desejados.

O 4º e último encontro do Ciclo de Encontros Entre RH’s 2019 aconteceu no último sábado, dia 23/11 e teve como tema: Sentindo na Pele Essa Emoção – vivenciando experiências práticas das equipes operacionais. Os participantes foram recebidos no CEPNKA – Escola da FACOP e participaram de dinâmicas nas quais realizaram atividades práticas “rotineiras” dos funcionários das equipes operacionais. Simulamos situações vividas no mercado de trabalho, especialmente o que acontece quando são enviados profissionais sem capacitação para o cliente, demonstrando a importância da qualificação.

Também conheceram as instalações da FACOP e realizaram um resgate das vivências ocorridas em todos os encontros do ciclo nesse ano, bem como avaliações e reflexões sobre o conteúdo e sugestões para o próximo.

No encerramento do Ciclo de Encontros Entre RH’s 2019 tivemos almoço de confraternização, finalizando mais uma etapa de conhecimentos adquiridos e de aproximação entre a FACOP e as empresas do setor do asseio e conservação.