Artigo de Jeanete Bueno Lima – Especialista em Recursos Humanos e Professora do CEPNKA – Escola da FACOP

Festas de confraternização são comuns no ambiente corporativo, e mais cedo ou mais tarde você participará de uma. Essas ocasiões são especiais porque todos, independente da posição hierárquica, compartilham a mesma comida, bebida e espaço de diversão.

Apesar de estar em um ambiente informal, a postura de todos pode estar sendo avaliada e o clima festivo pode colaborar para que as pessoas percam os limites do profissionalismo.

Mesmo sendo fora do local de trabalho, num ambiente descontraído, não dá para exagerar.  É preciso manter a postura para que todo o esforço profissional exigido durante o ano não se perca em alguns minutos.

Existem regras simples e essenciais que devem ser seguidas para que você possa desfrutar deste momento com profissionalismo e tranquilidade, garantindo espaço e respeito após a festa.

  • Por mais que não goste de festas, compareça. – A presença do colaborador é sempre esperada pelos gestores, é importante prestigiar. Se você não for, eles podem entender que não há comprometimento e você poderá ser considerado antissocial e mal educado.
  • Capriche na produção para a festa. – Afinal, é uma festa e caprichar na produção significa que você está dando importância à festa, mas não pode errar na mão, é necessário manter certo grau de discrição. Roupas que fogem demais do ambiente corporativo podem prejudicar a credibilidade do profissional.
  • Coma e beba moderadamente.  – Claro que não é pecado beber e comer o que está lá, mas não pode exagerar.
  • Fortaleça seus relacionamentos. – É uma ótima oportunidade de fazer networking e criar vínculos com pessoal que você não conhecia. Isso pode até facilitar o seu dia-a-dia.
  • Saber chegar e ir embora na hora certa.  – É preciso chegar na hora marcada, participar, dançar sem exageros e ir embora num horário razoável. Duas os três horas de festa está ótimo.
  • Não force intimidade com o seu chefe. – Embora os líderes da empresa não estejam exercendo o papel de autoridade durante a confraternização, eles continuam sendo chefes e podem avaliar o comportamento dos funcionários naquele momento.

A festa de confraternização corporativa é uma ótima oportunidade para conhecer melhor os colegas, descobrir afinidades com pessoas que nunca tinha conversado, fazer contatos e relaxar ao lado de pessoas que estão com você todos os dias. Não deixe de comparecer e mostrar o quanto a empresa é importante em sua vida. Mas, para não colocar sua carreira em risco, lembre-se que a festa é uma extensão do ambiente de trabalho e o melhor a se fazer  é se  comportar de maneira ética e responsável.