Segunda turma do Curso de Bombeiro Civil do CEPNKA/FACOP realiza aula prática de combate a incêndio em ambiente simulado

Os alunos do curso de Bombeiro Civil do CEPNKA – Escola da FACOP, participaram da aula prática de Combate a Incêndio que aconteceu em campo específico, conforme preconiza a NBR 14277. Em ambiente simulado puderam vivenciar situações de conflito, nas quais foram requeridas as capacidades de atenção, análise de riscos, técnicas de salvamento e extinção de incêndio.

A prática iniciou com as orientações do Instrutor, nas quais ressaltou que para manejar as situações de perigo, é preciso estar preparado física e emocionalmente, utilizando os equipamentos de proteção individual e coletiva adequados e ter consciência da atuação.

Em seguida, iniciaram os exercícios práticos de análise do comportamento do fogo e de aplicação de técnicas de combate a incêndio, seguindo os procedimentos baseados na norma regulamentadora de número 23, que indica a forma correta para o exercício dessa atividade.

Na prática de combate a incêndio, a vibração e a disciplina precisam ser constantes, pois o Bombeiro Civil passa necessariamente por provas de condicionamento físico, técnico e comportamental durante todo o processo. Foram aplicados  dois métodos de extinção do fogo, o de retirada de material inflamável e o de resfriamento, como uso de extintores e hidrante.

As aulas do curso de Bombeiro Civil do CEPNKA – Escola da FACOP, são sempre voltadas ao preparo teórico e prático, permitindo ao aluno primeiramente desenvolver um olhar prevencionista e a capacidade de decisão para as boas práticas e, posteriormente, associa à ação de resgate e intervenção em casos de incêndio.

Nessa prática de combate a incêndio, a turma do curso de Bombeiro Civil do CEPNKA/FACOP realizou um excelente trabalho. Valeu alunos!

 

Fotografias: William Oliveira/Wstudio