Na última sexta-feira, dia 22/11, o CEPNKA – Escola da FACOP foi reconhecido na edição 2019 do Prêmio Práticas Inovadoras em Educação pelo Sinepe/PR – Sindicato das Escolas Particulares. A premiação aconteceu no espaço Torres Eventos, em Curitiba.

Pelo quarto ano consecutivo, o CEPNKA foi ganhador do prêmio que busca reconhecer os melhores projetos desenvolvidos pelas instituições privadas do estado do Paraná. Na edição 2019, foi premiado com o 1º e o 3º lugar na categoria Educação Profissional.

O projeto vencedor do primeiro lugar foi “Formação de Professores para o Asseio Conservação” no subtema: Inovação em Gestão Educacional, que apresentou como o CEPNKA realiza internamente a formação dos professores, tendo em vista a escassez de profissionais com conhecimentos em asseio e conservação e habilidades docentes no mercado, utilizando programa de formação próprio, a partir de um processo de seleção que contempla a visualização da postura e posicionamento do professor, empatia, vocabulário e envolvimento com o público. O programa é formado pela equaçãoEducação a distância + educação presencial + treinamento didático + vivência em ambiente real x acompanhamento constante = professor pronto para atuar”.

O premiado com o terceiro lugar na mesma categoria, Educação Profissional, foi o projeto “TST Mão na Massa”, no subtema Inovação Pedagógica, que descreveu a atividade prática que foi criada com a finalidade de tornar as aulas mais dinâmicas e interativas, propiciando um cenário de interdisciplinaridade de Gestão da Qualidade Total, Biossegurança e Projeto Interdisciplinar, além de possibilitar a junção de conhecimentos teóricos e práticos aos alunos do curso Técnico em Segurança do Trabalho. Na atividade inicial os alunos tiveram que produzir 15 pães de minutos sem que qualquer planejamento ou prática, ou seja, de maneira intuitiva e não procedimental. Já na atividade final, os alunos produziram 15 scones, mas com a diferença que havia um planejamento prévio, procedimentos operacionais elaborados, recursos humanos (alunos) treinados e preparados, que foram desenvolvidos durantes as aulas das disciplinas. Assim, os estudantes compreenderam que planejamento e preparação são essenciais para o sucesso e segurança de qualquer trabalho a ser realizado. A atividade “TST mão na massa” envolveu dois professores e 10 alunos comprometidos, com custo de implantação bastante reduzidos.

 

No ano passado, a Escola da FACOP também foi duplamente premiada no Prêmio de Práticas Inovadoras em Educação com os projetos: “Curso de Biossegurança: Vivência da Prática Microbiológica na Formação de Profissionais de Limpeza” que ficou com o terceiro lugar na categoria Cursos Livres; “Lavação da Rua XV – Espaço de Protagonismo para Alunos” que recebeu o primeiro lugar na categoria Educação Profissional.

A cada ano, o CEPNKA – Escola da FACOP demostra estar utilizando práticas inovadoras na educação, proporcionando excelência na formação de profissionais.