O XVI Congresso Internacional de Tecnologia na Educação aconteceu em Olinda/PE, entre os dias 19 e 21 de setembro, e contou com uma programação muito rica. Foram três dias de palestras, conferências e oficinas, tendo a “Educação e tecnologia para a humanização da escola” como tema central. Profissionais da educação de países como Brasil, Espanha e Canadá tiveram a chance de compartilhar conhecimento e trocar experiências, a fim de otimizar a formação de pessoas.

Foram aproximadamente 2000 trabalhos inscritos e, após uma seleção rigorosa, apenas 166 foram selecionados para apresentação. O CEPNKA, Centro de Educação Profissional Nahyr Kalckmann de Arruda, teve dois artigos aprovados. Essa foi uma grande oportunidade de fortalecer o setor do asseio e conservação.

A diretora pedagógica do CEPNKA, Maria Letizia Marchese, abordou a Formação Técnico-Comportamental dos Colaboradores do Setor do Asseio e Conservação em sua palestra. Ela falou sobre a metodologia utilizada pelo Centro de Educação, que foi adotada a partir de pesquisas e estudos realizados com empresas e trabalhadores do setor do asseio e conservação, e apresentou os excelentes resultados obtidos pela escola da FACOP.

Maria Letizia Marchese, diretora pedagógica do CEPNKA,falou sobre Formação Técnico-Comportamental dos Colaboradores do Setor do Asseio e Conservação

Já professor doutor Mário Luís Pessôa Guedes apresentou o artigo intitulado “Projeto Interdisciplinar: prática científica para alunos do curso Técnico em Segurança do Trabalho”, e falou sobre as atividades desenvolvidas no CEPNKA. Os alunos do Curso Técnico em Segurança do Trabalho conseguem, através da disciplina de Projeto Interdisciplinar, desenvolver e fomentar o pensamento sistêmico, crítico e prevencionista no ambiente laboral a partir de ações feitas com a comunidade de Almirante Tamandaré.

O professor doutor Mário Luís Pessôa Guedes apresentou o artigo intitulado Projeto Interdisciplinar: prática científica para alunos do curso Técnico em Segurança do Trabalho

Durante o evento, também aconteceu a primeira edição do Seminário de Educação Profissional Técnica e Tecnológica, que possibilitou a integração entre pesquisadores, gestores e professores de educação profissional e universitária. O XVI Congresso Internacional de Tecnologia na Educação foi realizado pela Fecomercio/Sesc/Senac Pernambuco.

Visits: 23