20 sábados. 160 horas de formação. Não, não estamos falando de um curso técnico, mas sim de um curso para profissionais de limpeza, que recebem, neste sábado (01) na Fundação do Asseio e Conservação do Estado do Paraná (FACOP), o certificado de conclusão do curso Agente de Limpeza. Além do certificado, os 30 formandos receberão também uma joia feita especialmente para a ocasião, que terá toda a pompa de uma formatura, com beca, paraninfo e tudo, como eles merecem.

O curso foi oferecido às alunas no formato FIC (Formação Inicial e Continuada), e abrange toda a formação do curso de Limpeza Profissional e de Encarregadas de Limpeza em todas as suas categorias: bronze, prata e ouro, que correspondem às formações básica, intermediária e avançada, respectivamente. Recentemente, o curso recebeu do Sindicato das Escolas Particulares o prêmio na categoria Práticas Inovadoras em Inovação, o que valoriza ainda mais o título das profissionais de limpeza. “São 160 horas de formação que incluem não só a prática de limpeza, mas também disciplinas como marketing pessoal, pensamento sistêmico, sempre com o intuito de valorizar o profissional de limpeza e fazer com que ele e a sociedade percebam o valor que ele tem”, afirma a superintendente executiva da FACOP, Cássia Almeida.

A formatura faz parte do principal objetivo da FACOP, que é o de trazer à tona a discussão a respeito da capacitação da base operacional, que normalmente é excluída da academia e que é tida muitas vezes como um profissional invisível. “Queremos acabar com o estigma de ‘tia da limpeza’ ou ‘tia do café’. Aqui estamos tratando com pessoas, trabalhadores que têm uma profissão digna e, em sua maioria, mulheres que sustentaram e ainda sustentam toda a família com a renda vinda desta profissão”, reitera Cássia.

O trabalho de formação dos profissionais da limpeza inclui não só a parte teórica e prática, mas, sobretudo, o lado comportamental, que acaba sendo o grande diferencial. Com isso, não é difícil encontrar depoimentos de pessoas que tiveram suas vidas transformadas ao chegar em uma instituição toda preparada para elas, com professores qualificados, metodologia própria e, ainda de quebra, transporte gratuito e alimentação a custo baixíssimo. “Estamos falando aqui de uma nova geração de profissionais, seguros de si, e cientes que o seu diferencial está na qualificação”, diz Cássia.

A formatura é, portanto, o fechamento de um ciclo de qualificação pouco usual no mercado, que vê a limpeza como uma ocupação simples, que pode ser feita por qualquer um. “Aqui na FACOP mostramos que a limpeza é uma profissão assim como qualquer outra, e que exige sim qualificação. Não basta ter um pano e um rodo, como muitos pensam, afinal, hoje lidamos com gestão do tempo, mediação de conflitos e maquinário moderno, além de diversos outros fatores que exigem do profissional de limpeza conhecimento”, finaliza Cássia.

A FACOP

A FACOP é uma fundação sem fins lucrativos que atua em Curitiba e Região Metropolitana desde 2012. Além dos cursos gratuitos oferecidos a trabalhadores de empresas do setor do asseio e conservação, como serventes de limpeza, encarregados, porteiros, recepcionistas, copeiras, etc., a FACOP possui uma Central de Empregos, que encaminha gratuitamente desempregados a vagas de emprego no setor e um serviço de Segurança e Medicina do Trabalho, oferecido gratuitamente às empresas do setor.

Serviço

Formatura do curso FIC Agente de Limpeza

  • Local: Rua César Augusto Ferri, 95 – Almirante Tamandaré (próximo ao Parque Tingui)
  • Horário: 09h30
  • Telefones para contato: 3699 0090 ou 98837 7367 – Ana Luísa – assessora de imprensa.