A beleza e o conforto ambiental que o paisagismo proporciona é perceptível para qualquer pessoa, mas poucos sabem que é possível utilizar a biodiversidade e técnicas específicas para obter outros benefícios. Entenda o que é, quais são as técnicas e recursos utilizados e os benefícios do Paisagismo Biodiverso, na entrevista com Ademar Brasileiro – Gestor Ambiental, Empresário do Paisagismo e Professor do CEPNKA – Escola da FACOP.

 

– O que é Paisagismo Biodiverso?

AB – É uma metodologia para compreender e manejar sistemas naturais em quaisquer ambientes, com economia de recursos, otimização de resultados e valorização de profissionais das áreas afins. Além de viabilizar projetos e execução de arranjos ornamentais para conforto ambiental, possibilita também a segurança alimentar e a conservação da Natureza.

 

– Quais são os conceitos e técnicas utilizados?

AB – Sintropia, Permacultura, Trofobiose, Agricultura orgânica, Conservação de espécies nativas e Polarização mundial.

 

– Como a paisagem de um ambiente deve ser planejada?

AB – Observando todas as possibilidades ambientais e estruturais como facilitadoras dos resultados desejados pelas pessoas que se beneficiarão. Priorizar e valorizar os recursos locais, juntamente com os valores socioculturais, afetivos e estéticos das pessoas beneficiadas. Considerando o conforto, bem estar, ludicidade, produtividade, facilidade de conservação, custo benefício de cada instalação ou arranjo.

 

– O que são PANC?

AB – Quer dizer Plantas Alimentícias Não Convencionais. São plantas que vicejam espontaneamente e também podem ser cultivadas. São reconhecidas como alimento por diversas sociedades de nosso planeta. Geralmente não são encontradas no comércio. Possuem oligoelementos e sabores diversificados, difíceis de encontrar nas plantas cultivadas. São rústicas e adaptáveis, por isso não precisam de agrotóxicos.

 

– Arvoretas e árvores frutíferas também fazem parte do Paisagismo Biodiverso?

AB – Sim, com bastante valorização e destaque, porque embelezam e valorizam qualquer ambiente, proporcionando conforto, bem estar, segurança alimentar e sustentação da biodiversidade.

 

– Qual é o papel das aves e abelhas para a biodiversidade?

AB – São diversos e importantes, então citarei apenas alguns: equilíbrio da cadeia trófica, polinização, dispersão de sementes, fertilização, controle de desequilíbrios biológicos, entre muitos outros.

 

– É indicado uso de fertilizantes? Quais?

AB – Sim. Sempre preferir e priorizar os naturais e fáceis de obter no próprio ambiente ou nas redondezas, como: pós de rocha, esterco de aves, compostagem, cinzas, folhas, serragem e biofertilizantes caseiros.

 

– Qual é a diferença de gramados, gramatos e forrações?

AB – Gramados são forrações com algum tipo especial e único de grama. Em nossa região as mais usadas são a São Carlos, a Coreana ou Japonesa e a Esmeralda.

Gramato é uma alternativa econômica e natural de conservar uma relva, sempre aparada, favorecendo a convivência de diversas espécies numa forração biodiversa.

Forração é todo tipo de insumo que permite o embelezamento do solo e sua proteção contra erosão, formação de barreiros etc. Usamos folhas, raspas e cascas de árvores, pedras, plantas herbaceas, entre outros.

 

Ademar, também conhecido como Mago Jardineiro, ressaltou ainda que é muito importante que o profissional que realiza o paisagismo esteja preparado, capacitado e tenha consciência ao manejar os sistemas naturais, já que, além de proporcionar beleza e conforto, é necessário também conservar a natureza!