Para curtir o período de Carnaval, não é preciso prejudicar o meio ambiente. A mais tradicional festa brasileira fica ainda melhor com foliões conscientes, que entendem que atitudes individuais podem fazer toda a diferença quando o assunto é sustentabilidade. Para se ter uma ideia sobre a importância de falar sobre esse tema, somente no Rio de Janeiro foram retiradas 541,3 toneladas de lixo no Carnaval 2019. O volume compreendeu o período entre 16 de fevereiro, quando os blocos de rua começaram seus desfiles, e 03 de março, após o desfile das escolas de samba. Segundo a Companhia Municipal de Limpeza Urbana do Rio, somente 1,7 tonelada – menos de 1% – de todo esse resíduo era potencialmente reciclável.

Para te ajudar a aproveitar um Carnaval mais ecológico, a Facop traz seis dicas especiais:

Lixo no lixo

Carnaval Sustentável Lixo no Lixo

Nesse cenário, é sempre importante lembrar: lixo só se for no lixo. Caso não encontre uma lixeira, espere até encontrar alguma (você pode levar uma ecobag para guardar embalagens e outros resíduos). O clima de festa também não deve ser impeditivo para fazer o descarte correto, com separação de materiais. Além de ser bom para o meio ambiente, contribui com a limpeza urbana e com o trabalho de muitos catadores de material reciclável.

Copo reutilizável

Carnaval Sustentável - Copo reutilizável

Você não precisa usar um copo diferente para cada bebida que consumir no Carnaval. Copos descartáveis levam cerca de 400 anos para se decompor. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), do total de plástico já produzido pela humanidade, apenas 9% foi reciclado. Estimativas apontam que, se nada for feito para mudar o ritmo atual de produção, consumo e descarte de plásticos, até 2050 os oceanos terão mais plásticos que peixes. Um ótimo substituto para o copo de plástico é a opção reutilizável. Você pode levar de casa e passar o dia com ele.

Hoje em dia há uma grande diversidade de modelos, tamanhos, cores e estampas que até podem combinar com a sua fantasia. Os copos retráteis, por exemplo, são feitos de silicone, suportam grandes temperaturas e cabem em espaços pequenos, já que podem ser dobrados. Para quem não gosta de carregar bolsas e pochetes durante a folia, dá para colocar um cordão no copo e pendurá-lo no pescoço.

Glitter sustentável

Carnaval Sustentável Facop - EcoGlitter

Carnaval é quase sinônimo de brilho e para brilhar com estilo os foliões não economizam no glitter. Mas há um grande problema nisso: o glitter é feito de plástico, o que significa que também leva 400 anos para se decompor. À primeira vista pode parecer que o impacto gerado no meio ambiente não é grande, já estamos falando de um material minúsculo, mas tente multiplicar um potinho de glitter pelo número de pessoas que gostam de caprichar na produção. Depois da festa, o microplástico cai em bueiros, no ralo do banheiro, na pia…e acabam parando nos rios e oceanos, afetando a cadeia alimentar marinha. Há solução para esse problema: diversas empresas começaram a fabricar glitter ecológicos, feitos com matéria-prima biodegradável, como algas marinhas, celulose e mica, uma espécie de mineral.

Fantasias de outros carnavais

Carnaval Sustentável Facop - fantasia

Para entrar na brincadeira com fantasia, você pode ser sustentável e, de quebra, economizar dinheiro. Se ainda tem fantasias de outros carnavais, aproveite para reutilizá-las. Se ainda não tem, use a criatividade para fazer combinações com peças de roupa e acessórios que já estão no seu armário.

Vá de transporte público ou compartilhado

Carnaval Sustentável Facop - transporte

Reduza o impacto ambiental do seu deslocamento e dê preferência para ir às festas de transporte público ou compartilhado. Se realmente for necessário usar veículo próprio, ofereça carona aos amigos e evite mais poluição no ar.

Confetes naturais

Carnaval Sustentável Facop - ECOnfete

Substitua confetes e serpentinas de papel por uma versão ecológica, que pode ser feita em casa. Basta usar folhas ou flores secas e cortá-las com o auxílio de um furador de papel.

 

Vale lembrar: Igualmente importante no Carnaval é ser responsável. Se for ingerir bebidas alcoólicas, não dirija. Respeite as diferenças e não faça nada sem consentimento.