Alunos passaram por seis meses de formação nos cursos de Limpeza Profissional e Encarregado de Limpeza

Em dezembro a Facop realizou a formatura da sétima turma de agentes de limpeza diamante. O evento solene celebrou a jornada de aprendizado, dedicação e transformação de 32 profissionais que concluíram os dois cursos que compreendem a formação diamante: Limpeza Profissional, que aborda as melhores técnicas, processos e procedimentos na área, e Encarregado de Limpeza, que foca em  formação de liderança e em boas práticas para conduzir equipes eficientes. Juntos, os cursos têm carga horária de 160 horas e seis meses de duração. 

Chamados um a um para entrar no auditório, os formandos diamantes eram puro brilho. O sorriso no rosto mostrava a alegria de vencer mais uma etapa das trajetórias pessoal e profissional. O olhar emocionado era de agradecimento pelo reconhecimento do esforço, ao mesmo tempo em buscavam encontrar o olhar atento de parentes e amigos que apoiaram o processo de formação. 

Emocionada, Dayane Melo não conseguia conter as lágrimas de alegria pela mãe formanda, Iracema Chaves. “Ele se esforçou muito para conseguir passar na prova final, mostrou muita garra”, conta a filha que está no terceiro ano da faculdade de Pedagogia. “A força de vontade da minha mãe me inspira e me incentiva a não desistir”. Rosiani Rodrigues é profissional de limpeza em uma escola e foi prestigiar a amiga de trabalho, Joyce Kelli. “Ela estava muito empolgada para fazer o curso e se esforçou bastante. Já estou com planos de me formar também em 2020. É muito importante se sentir reconhecida na profissão”, explica. Tereza Kruppi acompanhou a filha Gisele. “É a primeira formatura dela, estou muito orgulhosa”.

O valor da profissão

No palco, a gestora executiva da Facop falou em nome da instituição aos formandos. “Sabemos quanto sacrifício foi necessário para que vocês pudessem estar aqui todos os sábados, abrindo mão da família e de outras atividades, mas sempre tem o lado bom da história. Também sabemos o quão prazeroso foi estar aqui a cada sábado, descobrindo ou relembrando o quanto vocês são capazes, o prazer de formar uma rede de amigos que também se tornou uma rede de apoio. São esses momentos que eu peço que vocês não se esqueçam. Vocês são muito capazes e estão ajudando a mostrar o valor da profissão”. 

Como toda boa formatura, não poderia faltar a fala dos alunos da turma agentes de limpeza diamante. Andreia Nascimento da Silva foi a oradora da turma. “Agradeço à Facop, Siemaco e empresas por essa tão importante parceria que nos fez consolidar sonhos que pareciam tão distantes. Chegou a hora de mostrar ao mundo que somos diamantes da Facop. Passa a ser nossa responsabilidade sermos multiplicadores desse conhecimento. Com tudo o que aprendemos aqui, nada vai impedir que realizemos os nossos sonhos”, disse Andreia.

Formatura dos agentes de limpeza diamante:

Excelência no mercado de trabalho

“Esse é um momento extremamente emocionante, eu diria que é o auge da escola conseguir formar cada vez mais alunos. Essa foi uma turma grande, em que nós tivemos três pessoas representantes do sexo masculino, o que mostra que nós estamos quebrando barreiras. Sem dúvida, eles saem prontos e qualificados para o mercado de trabalho, prontos para atuar com excelência e dentro dos propósitos que hoje o setor do asseio e conservação tem, que é nada mais do que a manutenção da saúde das pessoas”, afirmou a diretora pedagógica da Facop, Maria Letizia Marchese.

Gustavo Silva de Souza é um dos alunos do sexo masculino que se formou na turma diamante. Ele começou o curso com o objetivo de entrar para a área da limpeza. “Foi um processo muito bom e eu não esperava que a formatura fosse um evento tão grande, vai ficar para a história”, comenta. Agora, Souza se sente mais preparado para buscar oportunidades na área e realizar seus sonhos. “Quero melhorar de vida, ter mais sossego e paz com a minha família”. 

A profissional Luciane Alfino trabalha na área de limpeza há cerca de um ano e teve dois motivos para comemorar. Além de ter se formado como agente de limpeza diamante, ela acaba de se formar no Ensino Médio por meio do Exame Nacional Para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). “Muita coisa mudou na minha, tenho outra postura no trabalho. Agora quero continuar estudando e me especializar. Ainda vão me ver em muitas outras formaturas”, diz Luciane, que almeja fazer uma faculdade.

Iracema Chaves, que foi à formatura acompanhada da filha e da neta, tem 15 anos de experiência na área de limpeza. “Quem não faz esse curso não sabe o que está perdendo. A gente relembra muitas coisas que pode colocar em prática no trabalho. Os professores são muito bons e sempre nos apoiaram muito”. 

Formação completa

Os agentes de limpeza diamantes da Facop passam por uma formação completa em Limpeza Profissional e Agente de Limpeza e Conservação. Para saber mais sobre esses e outros cursos oferecidos, clique aqui.