Boas práticas de higiene são fundamentais para reduzir os riscos de doenças

Uma das melhores maneiras de se proteger de vírus e bactérias, além de não transmitir para outras pessoas, é lavar as mãos corretamente e com regularidade. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a higienização das mãos é um dos principais procedimentos para evitar epidemias. A importância da prática tem sido mundialmente falada nas últimas semanas, devido ao número de casos de infecções pelo novo coronavírus, mas deve ser lembrada o ano todo.

Ciente de que as mãos ainda são o principal meio de contaminação de doenças, a Facop inclui em todos os seus programas formativos uma aula sobre a higienização correta das mãos. Dessa forma, contribui não só com o desenvolvimento de profissionais mais conscientes, como também incentiva que o conhecimento seja levado adiante, impactando toda a população.

Quando lavar as mãos?

É fundamental fazer a limpeza antes e após o preparo de alimentos, antes das refeições, antes e depois de tratar cortes e feridas, sempre que usar o banheiro e que tiver contato com ambientes e superfícies contaminados ou em que há contato com um grande número de pessoas, além de outros momentos em que for necessário. A higienização ideal deve ser feita com água e sabão, já que a água sozinha não é suficiente para tirar todos os micro-organismos presentes nas mãos.

Um alerta importante é observar até materiais e equipamentos que não são muito lembrados quando o assunto é limpeza. Por serem invisíveis a olho nu, as bactérias podem se acumular em lugares que aparentemente já estão limpos. Um estudo em celulares feito pela faculdade Devry Metrocamp, de Campinas (SP), identificou nos aparelhos 23 mil fungos e bactérias capazes de provocar doenças como micoses, conjuntivite, intoxicações alimentares e infecções respiratórias.

Uma vez que as pessoas estão cada vez mais conectadas e costumam levar o celular para todos os lugares, lavar as mãos é uma ação ainda mais necessárias, além de, claro, higienizar os aparelhos eletrônicos.

lavar as mãos uso celular

Coronavírus


O mundo todo se voltou para a importância de lavar as mãos depois que um novo agente do coronavírus, causador de infecções respiratórias que podem levar à morte, foi descoberto no final de 2019 na China. O vírus, que se transmite de pessoa a pessoa,  geralmente, segundo a OMS, após contato próximo com um paciente infectado, por exemplo, em casa, no local de trabalho ou em um centro de saúde.

Até o início de fevereiro, havia mais de 17 mil casos confirmados em 23 países, mais de 90% na China. Para alertar a população e evitar que o vírus continue se espalhando, a OMS divulgou uma série de orientações destacando que a mais eficaz delas é lavar as mãos com água e sabão ou com desinfetantes à base de álcool. Além disso, enfatizou que, ao tossir ou espirrar, a boca e o nariz sejam cobertos por um lenço, que deve ser jogado fora em seguida e as mãos higienizadas.

Limpeza correta das mãos

Apesar de ser um procedimento simples, a limpeza das mãos tem uma específica que, se não for seguida adequadamente, diminui o nível de proteção e pode colocar a saúde em risco. Para evitar erros, confira 11 passos indicados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária para afastar vírus e bactérias:

Abra a torneira e molhe as mãos, evitando encostar na pia.

Aplique na palma da mão quantidade suficiente de sabonete líquido para cobrir todas as superfícies das mãos (seguir a quantidade recomendada pelo fabricante).

Ensaboe as palmas das mãos, friccionando-as entre si.

Esfregue a palma da mão direita contra o dorso da mão esquerda (e vice-versa) entrelaçando os dedos.

Entrelace os dedos e friccione os espaços interdigitais.

Esfregue o dorso dos dedos de uma mão com a palma da mão oposta (e vice-versa), segurando os dedos, com movimento de vai-e-vem.

Esfregue o polegar direito, com o auxílio da palma da mão esquerda (e vice-versa), utilizando movimento circular.

Friccione as polpas digitais e unhas da mão esquerda contra a palma da mão direita, fechada em concha (e vice-versa), fazendo movimento circular.

Esfregue o punho esquerdo, com o auxílio da palma da mão direita (e vice-versa), utilizando movimento circular.

Enxágüe as mãos, retirando os resíduos de sabonete. Evite contato direto das mãos ensaboadas com a torneira. Se a torneira não fechar automaticamente, use um papel toalha.

Seque as mãos com papel-toalha descartável, iniciando pelas mãos seguindo pelos punhos.

Os bons hábitos devem começar desde cedo. Pais, mães e familiares devem ensinar às crianças que a limpeza das mãos é uma das mais importantes rotinas diárias. Transformar esse momento em algo lúdico, sem fazer desperdício, pode ser um bom incentivo para iniciar. Os germes estão por toda parte. Faça da limpeza correta das mãos um hábito saudável para proteger você e sua família de doenças.