Coparticipação social e sustentabilidade são dois valores muito prezados pela FACOP. Desde 2016, a Fundação é signatária do Pacto Global e, em 2017, recebeu o Selo ODS. Ambas as iniciativas são desenvolvidas pela ONU, Organização das Nações Unidas, que promove a mobilização de empresas para a utilização de práticas voltadas ao desenvolvimento social e sustentável.

Outro passo importante foi a criação do Núcleo de Sustentabilidade, que reforça ainda mais o papel sustentável da FACOP. Segundo a gestora socioambiental, Priscilla Marques Arruda, o Núcleo surgiu com o objetivo de propor ações que propiciem bem-estar social e qualidade de vida.

“O intuito é promover o engajamento do público interno e externo à Fundação, para conscientizar sobre a importância de cuidar do planeta e alcançar os melhores resultados em prol do desenvolvimento sustentável”, conta.

Para Cássia Almeida, executiva da Fundação, o Núcleo é uma iniciativa muito importante. “A FACOP é uma instituição muito engajada com projetos sustentáveis e o Núcleo vem para reforçar nossa responsabilidade social e sustentável junto a sociedade e ao setor do asseio e conservação. No momento, o Núcleo está organizando ações internas e no entorno da Fundação, mas o objetivo é levar o projeto também para empresas do setor, dando suporte e gerando assim um valor de negócio”, diz ela.

Todos os projetos do Núcleo seguirão as diretrizes da Agenda 2030 — também desenvolvida pela ONU —, que propõe 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável que visam proteger o planeta e fortalecer a prosperidade universal. A primeira iniciativa do Núcleo foi o Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), uma iniciativa interna que tem como proposta conscientizar todos os colaboradores sobre a separação e descarte correto dos lixos produzidos.

A Campanha do Óleo, que deu início ao Programa, busca dar o descarte correto para o óleo de cozinha, que quando despejado no ralo da pia, causa grandes impactos econômicos e ambientais. De acordo com Priscilla, a ação, que teve início no dia 22 de março, busca evidenciar a responsabilidade sustentável de cada um, além de contribuir com a preservação dos recursos naturais.

“A água é o bem natural mais rico e precioso da natureza. Por este motivo, e principalmente por fazermos uso deste recurso no Setor do Asseio e Conservação, o Núcleo de Sustentabilidade, em defesa ao ODS 6, deu início à campanha. O Dia Mundial da Água foi usado como ponto de partida para conscientização interna”, explica ela.

A ação consiste na entrega de um galão de 5 litros para cada colaborador armazenar e trazer o resíduo para que o Núcleo possa realizar a gestão correta. A Campanha conta com a parceria da empresa Ambiental Santos, que recolhe o óleo, recicla e desenvolve produtos à base do material.

Segundo a gestora socioambiental, o Projeto vem dando certo. Em duas semanas, foram recolhidos o total de 20 litros e ela pretende estender os trabalhos. “A ideia é que o engajamento dos participantes seja efetivo e continuo e que possamos expandir esta campanha para professores, alunos e comunidade”, finaliza.

O PGRS pretende realizar outras campanhas, internas e externas, como a coleta pilhas e outros resíduos classificados, que são materiais perigosos e responsáveis pela contaminação do meio ambiente. Outra ação pretendida é promover a educação ambiental e implantar o PGRS nas escolas de Almirante Tamandaré, para formar cidadãos responsáveis e conscientes.