Artigo de Daniéli Chela – Nutricionista e Professora do CEPNKA – Escola da FACOP

 

Durante o inverno os cuidados com a nossa alimentação devem ser redobrados afinal, com a queda da temperatura externa, nosso corpo tende a diminuir sua temperatura interna. E uma das funções dos alimentos é fornecer energia ao corpo para que ele se mantenha na temperatura adequada. Como no inverno está mais frio, precisamos de mais energia para manter o corpo aquecido, por isso comemos mais. Porém, muitas vezes, esse aumento no consumo de alimentos ocorre de forma exagerada e sem critérios, o que pode acarretar consequências sérias e muito prejudiciais ao nosso organismo.

Uma outra tendência comum no inverno é consumir pouco líquido, no entanto, ele é necessário para o bom funcionamento do corpo. Além da água, podemos ingerir sucos e bebidas de ervas, como os chás (erva-doce, hortelã, camomila, maçã, etc). Um chá quente é uma ótima opção para os dias frios.

A prática de atividades físicas também é fundamental. Exercícios aeróbicos, como a caminhada, corrida ou bicicleta (desde que não contraindicados), são opções para evitar o ganho de peso durante o período, já que a ingestão de doces e massas podem ser maiores do que em outras estações do ano. Além, de estimular o sistema imunológico, criando uma resistência maior contra as infecções e gripes.

É preciso lembrar também que no período de inverno ficamos mais propensos a infecções, principalmente as respiratórias como gripes e resfriados. Uma dieta adequada também auxilia na manutenção do nosso sistema de defesa. Com isso, passa a ser primordial que a alimentação reforce o funcionamento do sistema imunológico e amenize a incidência destes problemas. E para que isso ocorra, algumas mudanças na dieta são importantes para que a nossa saúde seja mantida.

Pensando em tudo isso, são algumas orientações de alimentação saudável para você manter sua saúde equilibrada no inverno:

  1. Primeiramente, fracione a alimentação ao longo do dia, entre 5 a 6 refeições. Não fique muito tempo sem se alimentar e mantenha a regularidade nos horários das refeições.
  2. Consumir alimentos ricos em fibras como aveia, semente de chia, linhaça e outros grãos também é recomendado devido a maior saciedade que eles proporcionam.
  3. Consuma frutas cítricas ricas em vitamina C como morango, abacaxi, caju, tangerina, laranja, limão e acerola. Além de ação antioxidante, a vitamina C aumenta a resistência do sistema imunológico.
  4. O Ômega 3 age como anti-inflamatório e auxilia o sistema imune. Podemos encontra-los em peixes como: sardinha, atum, arenque, truta e na semente de linhaça.
  5. Escolha as carnes magras, como frango e peixe. Prepare-as na pressão ou grelhadas. Já as frituras não devem ter vez, pois, além de serem bombas calóricas, são ricas em gordura saturada, que está entre os principais promotores de doenças cardiovasculares.
  6. Se tiver dificuldade em comer saladas frias, pode substitui-las por legumes cozidos e aumentar a ingestão de leguminosas, como feijão, grão de bico, favas, ervilhas e lentilhas – e sementes, como linhaça e girassol.
  7. Prefira sopas e caldos à base de legumes, folhas, acrescidas ou não de fibras (gergelim, semente de linhaça, farelo de aveia) que, além de aquecer, são preparações menos calóricas. Evite o queijo e as torradinhas e invista nas folhas verdes como acompanhamento.
  8. Escolha doces a base de frutas ou frutas secas (doce de banana, abóbora, uva passa, damasco, ameixa seca). Algumas frutas ficam deliciosas quando levadas ao forno ou aquecidas no micro-ondas como, por exemplo, banana, maçã e pera assadas ou aquecidas com canela polvilhada.

Precisamos lembrar que o Inverno não pode ser mais uma desculpa que inventamos para comer exageradamente. Ele é um momento de preparação para as próximas estações. Por isso, mantenha hábitos saudáveis, continue com a prática de atividade física, invista em uma alimentação saudável e aproveite a estação na sua melhor forma e com muita saúde e disposição!

 

Referências:

 

 

Crédito da imagem: <a href=”https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/fundo”>Fundo foto criado por freepik – br.freepik.com</a>