O Bombeiro Civil é o profissional que previne acidentes e combate incêndios, com o objetivo de preservar a vida, o meio ambiente e o patrimônio. Realiza procedimentos em situações emergenciais em que se necessite ações de resgate, salvamento e de primeiros socorros. Analisa as plantas das edificações e traça planos de ação para prevenção de incêndios e atuar em situações nas quais seja necessário o emprego de técnicas de atendimento em um evento adverso, fazendo cumprir leis e normas que visam garantir condições mínimas de segurança no local. A resposta imediata dada pelo Bombeiro Civil a um incidente, pode ser o ponto que separa o princípio de incêndio de uma grande catástrofe com mortes.

Além da prevenção e combate a incêndios, o profissional deve estar preparado para atuar na identificação e acondicionamento de produtos perigosos e quando houver a necessidade de atendimentos emergenciais de primeiros socorros neste tipo de acidente. Poderá realizar a supervisão dos trabalhos em altura e em espaço confinado, bem como o resgate nos ambientes de risco, se estiver devidamente equipado.

As atividades do Bombeiro Civil incluem também tarefas administrativas, que devem ser realizadas de acordo com os procedimentos, cumprindo as normas que regulam a função. O profissional precisa registrar dados dos trabalhos operacionais realizados, contendo as informações necessárias para o processamento dos órgãos competentes com fins legais e estatísticos.

A principal atribuição do Bombeiro Civil é dedicar-se à prevenção. Por esse motivo, são as principais atividades relacionadas a esse dever:

  • Conhecer o Plano de Emergência Contra Incêndio da Planta
  • Identificar os perigos e avaliar os riscos existentes
  • Inspecionar cada equipamento de combate a incêndio
  • Registrar as atividades diárias e informar formalmente as irregularidades encontradas, com propostas e medidas corretivas adequadas e posterior medida de execução.

Você deve ter percebido que é preciso estar preparado para ser um Bombeiro Civil, pois são muitas as atividades sob sua responsabilidade. Também a importância da profissão para a coletividade, já que são profissionais que trabalham para preservar vidas, o meio ambiente e o patrimônio, considerando a possibilidade de perdas muitas vezes irreparáveis sem sua atuação.