Basta ter um bom currículo para garantir uma vaga no tão concorrido mercado de trabalho, certo? Não. Depois de analisar e pré-selecionar os currículos, a empresa conta com mais uma etapa para escolher o profissional ideal: a entrevista. É nesse momento que o candidato tem a chance de vender seu peixe e mostrar ao recrutador todos os pontos positivos que um currículo não é capaz de exibir. No entanto, muitos são os fatores que podem te prejudicar e, para isso, a supervisora de recrutamento e seleção da Central de Empregos da FACOP, Kelly Gutervil, dá dicas valiosas de como se comportar nessa fase tão importante do processo de seleção.

1. Seja pontual

Programe-se para chegar no horário combinado para a entrevista. Chegue 10 minutos antes e, em caso de atraso, avise antecipadamente, sempre demonstrando cuidado e respeito com o entrevistador.

2. Desligue o celular

Caso não seja possível, avise o entrevistador logo no início. Se o aparelho tocar, desligue-o imediatamente e peça desculpas. Haja com naturalidade, nada de olhar a hora ou dar aquela olhadinha no WhatsApp.

3. Aguarde a entrevista

Seja na recepção ou na sala onde acontecerá a entrevista, fique bem acomodado e confortável. Por mais que a ansiedade com a entrevista seja grande, permaneça sentado. Andar de um lado para o outro, bater o pé ou roer as unhas, nem pensar. Leve um livro ou uma revista para se distrair.

4. Seja cordial

Levante-se quando o entrevistador entrar, isso demonstra educação. Na despedida, cumprimente firme, olhe no olho e agradeça pela oportunidade.

5. Como se vestir

Evite roupas inadequadas para o ambiente de trabalho, como decotes, roupas curtas ou justas, bermudas, chinelos e acessórios que chamam muito atenção. Além disso, esteja com os dentes escovados, cabelo penteado, barba e unhas bem feitas. Use maquiagem leve.

6. Evite gírias, palavrões e vícios de linguagem

Não use termos como “mano”, “cara”, “meu peixe” ou palavras de baixo calão. Não crie intimidade usando termos como: “amor”, “querida”, “amiga”, “flor”.

7. Não fale mal do chefe ou emprego anterior

Isso não é legal, pois passa a imagem de uma pessoa imatura, que guarda rancor e não sabe reconhecer o que aprendeu em experiências anteriores.

8. Responda com paciência

Pense antes de responder às perguntas e evite comentários sobre os problemas pessoais, pois demonstra que não consegue separar problemas profissional do pessoal. Além disso, não fale junto com o recrutador.

9. Não leve acompanhante

Entrar no local da entrevista acompanhado é algo que pode ser mal visto pelo entrevistador. Algumas pessoas gostam de levar a esposa, marido ou filhos, mas abre espaço para que o recrutador faça alguns julgamentos sobre o candidato. O ideal é sempre chegar sozinho, no horário combinado, sabendo com quem irá falar, com uma cópia do currículo em mãos e a carteira de trabalho.

10. Não desista

Se a resposta da empresa não for positiva, não se sinta mal. Foi apenas um processo que não deu certo, mas que servirá como treino para as próximas vezes. Continue tentando.

Visits: 65